9 Dicas sair da zona de conforto

9 Dicas sair da zona de conforto

Qual é exatamente a zona de conforto? E por que você deveria deixá-los regularmente e enfrentar novos desafios? O que acontece com seu cérebro se você não fizer isso?

Eu olhei a pesquisa sobre isso e compilei os resultados aqui. Você também receberá as dicas mais importantes sobre a melhor forma de sair da sua zona de conforto repetidas vezes.

Aqui vamos nós:

Qual é a zona de conforto?

A zona de conforto é a área em que você se sente confortável. Onde seja confortável e você não precise fazer nenhum esforço para fazer algo.

Este é z. B. o sofá da sala de casa. Um lugar onde é fácil ficar. Mas também é um trabalho que você faz há muito tempo e que conhece bem as coisas. E pode ser o relacionamento latente que você tem por hábito. Para alguns, é sempre o mesmo local de férias.

Portanto, é uma área onde não há muitas novidades esperando por você, mas quase certamente você sabe o que vai acontecer. Suas funções de alarme físico são completamente desligadas e você pode descansar nesta zona de conforto.

Por que você deve deixar sua zona de conforto regularmente?

Quando você faz coisas que já sabe, tem estabilidade e controle – essa é a zona de conforto – mas não aprende.

Como mostra um estudo do Prof. Daeyeol Lee da Universidade de Yale , as áreas do cérebro responsáveis ​​pela aprendizagem são desligadas quando estamos na zona de conforto.

Isso é necessário e bom. Porque se essas áreas de aprendizado nunca parassem, estaríamos permanentemente sob estresse. E isso não é saudável.

Mas assim que você sai da sua zona de conforto, há um certo estresse. E isso estimula as áreas do cérebro a aprender.

Portanto, não é bom passar a vida apenas na zona de conforto, se possível. Porque aí você não aprende mais nada. Ainda é certo apenas sair da sua zona de conforto. Porque isso desencadeia um estresse constante, que é prejudicial ao organismo humano.

Na natureza você sempre pode observar que a calma e o estresse se alternam. Por exemplo, precisamos descansar após uma corrida. E depois de um dia de trabalho, precisamos dormir à noite. E o mesmo acontece com a zona de conforto.

Se você ficar nisso por muito tempo, seu cérebro se desliga, você não aprende mais nada e suas opções de ação diminuem. Isso te deixa infeliz .

E se você deixá-los com muita frequência e levar uma vida no limite, isso pode levar a estresse excessivo, esgotamento e depressão. Não existe algum aparelho da marca veeder-root para te ajudar a se mover pra frente.

O que significa sair da sua zona de conforto?

Por natureza, os humanos tentam antes de mais nada evitar a dor e, em segundo lugar, obter prazer.

No entanto, esses dois mecanismos básicos da sobrevivência humana não contribuem para um maior desenvolvimento. Porque eles não ajudam a lutar pelo sucesso futuro às custas da satisfação de curto prazo.

Então, se você quer fazer algo especial da sua vida e se tornar realmente bom em alguma coisa, você tem que sair da sua zona de conforto, renunciar à satisfação de curto prazo e trabalhar de maneira disciplinada em direção a lucros futuros.

Você só pode alcançar um sucesso particular se, ativa e conscientemente, enfrentar novos desafios repetidas vezes.

No entanto, recomenda-se cautela aqui. Porque se você se desafiar demais, seu projeto pode sair pela culatra.

Depois da zona de conforto, vem a chamada zona de crescimento. É aqui que você precisa de algum esforço para alcançá-lo e ser capaz de agir.

Mas por trás dessa zona de crescimento está a zona do pânico. Você entrará nisso se exceder demais seus limites e assumir algo que é simplesmente (ainda) demais para você.

E você conhece seus limites pessoais testando-os repetidamente, saindo de sua zona de conforto.

Chega de teoria. O que você pode fazer em termos concretos para sair regularmente e expandir sua zona de conforto?

Saia da zona de conforto: 9 dicas práticas para começar agora

Às vezes, não é tão fácil saber quando é certo sair da zona de conforto. Como regra, já posso te dar: Em caso de dúvida, faça! Porque suas dúvidas também podem ser apenas uma desculpa para não ter que agir.

E a ação é essencial se você quiser mudar.

Os pontos a seguir o ajudarão a entender como lidar bem com você mesmo, sua zona de conforto e seus limites.

1. A motivação é crucial

Existe motivação por trás de toda ação. Porque você sempre faz algo para conseguir algo. A motivação intrínseca é certamente a mais relaxada. Isso inclui tudo o que você simplesmente gosta de fazer a partir do seu impulso interior (comer, dormir, jogar no computador, ajudar as pessoas, etc.).

Você gosta tanto do trabalho em si que esquece o tempo. No entanto, podem ocorrer extensões da zona de conforto.

Um exemplo: um menino está em uma loja de multimídia pela primeira vez e vê meninos mais velhos jogando no console do jogo. Ele está muito motivado para jogar, mas tem medo de perguntar se pode jogar. Aqui, a motivação (intrínseca) (brincar) o leva a deixar sua zona de conforto e perguntar aos meninos mais velhos se ele pode.

Mas a motivação extrínseca pode ter o mesmo efeito. Com essa motivação, o foco está no “para”.

Você vai trabalhar para ganhar dinheiro. Você dirige para chegar a algum lugar. Você fala com a bela mulher para conhecê-la.

Portanto, é importante que você esteja ciente de sua motivação. Na próxima vez que você tiver medo de algo, pergunte-se o que você deseja alcançar com isso (ou seja, não com o medo, mas com o que você tem medo). Através desta pergunta você descobrirá seu objetivo e sua motivação.

E se o objetivo for importante o suficiente para você, também será mais fácil para você sair da sua zona de conforto.

Exemplos:

– Por que você está indo para uma entrevista?

– Por que você está estudando?

– Por que você tem filhos?

– Por que você está entrando em um avião?

– Por que você está fazendo um salto de paraquedas?

– Por que você está começando uma empresa?

Conclusão: sempre que você expandir a zona de conforto, pense por que está fazendo isso. Isso desperta motivação e torna mais fácil para você realmente dar o passo.

Você não sabe o que quer da vida Estabeleça metas e, assim, aumente sua motivação. Você pode encontrar instruções aqui: Você precisará dessas etapas para atingir seus objetivos

2. Faça as mesmas coisas, apenas de forma diferente

Expandir sua zona de conforto nem sempre precisa ser o mesmo que escalar o Monte Everest. Você também pode praticar isso em pequena escala. Fazendo coisas que você já está fazendo de forma diferente de antes.

Exemplos:

– Escolha um caminho diferente para o trabalho

– Leia um livro não especializado

– Dê uma olhada em um documentário onde você realmente aprende algo em vez de apenas séries e filmes

– Cozinhe algo completamente diferente

– Ligue para velhos amigos

– Organizar café da manhã ou uma viagem com amigos

– Faça uma viagem para um novo local de férias

Claro, essas tarefas são apenas extensões da zona de conforto se apresentarem um desafio. E você pode sentir isso.Se você estiver um pouco excitado e / ou surgirem pensamentos que querem impedi-lo de fazê-lo, esta é uma boa indicação de que você está prestes a sair da sua zona de conforto. Então, tudo o que você precisa fazer é ir em frente.

E se você enfrentar esses pequenos desafios regularmente, permanecerá na prática e aumentará sua flexibilidade.

3. Ouça seus medos

Seus medos são uma boa indicação de onde sua jornada vai nos levar. Claro, não faz sentido tentar tudo o que você tem medo. Por exemplo, não é aconselhável mexer com um segurança apenas para provar algo a si mesmo.

No entanto, muitas vezes o seu medo mostra o caminho certo.

Você tem medo de falar com a mulher bonita?

Está sendo oferecida uma promoção e você não tem certeza se está à altura dela?

Há muito tempo que quer começar o seu próprio negócio, mas tem muitas dúvidas sobre si mesmo?

Há muito tempo que se interessa por um novo hobby, mas não se atreve a começar?

Você sempre quis viajar para um determinado país, mas tem medo disso?

O seguinte se aplica a todos esses exemplos: É altamente individual se você deve enfrentar esse medo ou não. Talvez você tenha que fazer exatamente o que tem medo. Mas talvez não agora. A chave aqui é a confiança . Quanto mais você já tiver expandido seus limites, maior será sua autoconfiança e você saberá até onde deve ir.

Para ficar com os exemplos acima:

Talvez a promoção de que tem medo seja o desafio certo para você. Ou talvez não. Talvez você esteja fazendo atribuições lá e precise de habilidades que não combinam com você.

Ou viajar para um país onde você nunca esteve, só faz sentido se não houver uma guerra civil acontecendo lá. Não há necessidade de expandir a zona de conforto. É simplesmente perigoso. Viajar para o desconhecido para o outro lado do mundo, por outro lado, pode ser um desafio emocionante que vale a pena arriscar.

Você já percebeu. Não existe um guia que diga exatamente quando e o que é certo. Você tem que encontrar seu caminho. Mas você só faz isso se continuar saindo da sua zona de conforto e tentando coisas novas.

Se você estiver tendo problemas para decidir em geral, consulte este artigo: As 7 dicas mais importantes sobre como tomar decisões corretas

4. O pior cenário contra o medo

Mas e se você sentir que precisa aceitar um desafio, mas simplesmente não ousa?

Por exemplo, há um emprego que você gostaria de ter, mas está com medo de ser entrevistado.

Existe uma técnica que pode ajudá-lo a combater o pânico: imagine o pior que pode acontecer.

Você tem medo da entrevista?

Sim e! Na pior das hipóteses, o que pode acontecer?

Você fica totalmente empolgado com a conversa, não consegue dizer uma palavra, envergonha-se e não consegue o emprego.

E depois? Então, o que é?

Então você ainda está vivo e procurando o próximo emprego.

Com essa técnica você sempre descobrirá que o pior que pode acontecer não é belo, mas também não é o fim do mundo.

Ajuda a tirar o vento das velas do pânico e a se acostumar com o fato de que não deveria acontecer se não funcionar. E então a vida continua.

5. Não dê ouvidos às suas desculpas

Quando se trata de sair da sua zona de conforto, você não deve ouvir muito a si mesmo.

O que eu quero dizer?

Seu medo vai conjurar frases em sua cabeça que podem ser realmente convincentes.

Exemplos:

“Agora não é o momento certo.”

“Espere até …”

“Você só deve pedir o aumento se …”

“Ainda não posso fazer tudo o que preciso para trabalhar por conta própria.”

Novamente, a auto-estima é a chave para perceber o que está acontecendo dentro de você. Se você der muita fé às suas próprias desculpas, não vai seguir em frente. Porque a parte de você que tem medo de alguma coisa sempre vai inventar novas desculpas. O momento nunca é certo para ele.

Na dúvida, você apenas tem que fazer.

Você pode descobrir aqui como pode aumentar sua autoconfiança para combater esses medos: Em 9 etapas claras para uma autoconfiança forte

6. Obtenha suporte

Se você está tendo dificuldade em sair da sua zona de conforto por conta própria, encontre outras pessoas para ajudá-lo com isso.

Peça a amigos para irem com você. Pesquise na Internet por pessoas que pensam como você. Consulte um treinador ou terapeuta. Ou crie um grupo para apoiar uns aos outros.

Seja criativo e pense no que mais o ajudaria.

7. Comprometa-se

Quando se trata de tomar uma decisão, “compromisso” é o passo mais importante. Porque quanto mais você se compromete a fazer algo, mais energia gasta nisso.

Portanto, se você está desesperado para atingir uma meta, comprometa-se a fazer o que for necessário para alcançá-la.

Faça uma promessa forte para si mesmo. Isso torna mais fácil sair da zona de conforto, porque você sempre tem em mente um objetivo com o qual se comprometeu.

8. O desafio da semana

Se você perder os desafios da vida cotidiana, dê a si mesmo a oportunidade de deixar sua zona de conforto repetidas vezes.

Deliberadamente, dê a si mesmo um pequeno desafio a cada semana. Escreva uma tarefa que você completará durante a semana.

Esta é uma ótima maneira de adicionar variedade à sua vida cotidiana e de aprender coisas novas.

Você não sabe quais tarefas deveriam ser? Inspire-se:

– Vá a um concerto / peça / performance

– Leia um clássico da literatura

– Participar de um curso (dança, culinária, desenho, etc.)

– Viagem no fim de semana (onde você nunca esteve)

– Vista-se e vá a um bom restaurante

– Faça alguém feliz (cozinhe, convide-o para jantar, convide-o para a sauna, etc.)

– Leia sobre os eventos, shows, etc. em um jornal e vá lá

Você pode pensar em outras coisas novas para experimentar. Depende de você continuar praticando e se desafiando.

9. Vá conscientemente para o relaxamento

Você precisa descansar depois de terminar o trabalho. Sempre dê a si mesmo a oportunidade de relaxar conscientemente. Recompense-se com uma noite preguiçosa no sofá. Dê um passeio relaxante na natureza. Receber uma massagem.

Como mencionado no início, o estresse e o descanso devem se alternar. O organismo precisa de ambos para se desenvolver mais, por um lado, e não se sobrecarregar, por outro.

Saia sempre da sua zona de conforto e enfrente novos desafios para depois mergulhar na paz e no relaxamento, desfrutar dos seus sucessos e recarregar as baterias.

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