Autocuidado: 6 exercícios e dicas simples para a vida cotidiana

Autocuidado: 6 exercícios e dicas simples para a vida cotidiana

OVocê sabia que a maioria dos ataques cardíacos acontece nas férias? Se você está constantemente sob estresse na vida cotidiana , uma grande quantidade de adrenalina flui pelo sangue e seu corpo está constantemente em modo de defesa.

Quando finalmente chegam as tão esperadas férias, nas quais você pode realmente relaxar novamente , o sistema entra em colapso . Em seguida, passa o frio, que foi suprimido por tanto tempo, ou mesmo um ataque cardíaco.

Claro, o pior nem sempre tem que acontecer!

Mas só cuidar do trabalho, da família ou do gato do vizinho não é saudável a longo prazo. Por outro lado, o autocuidado sim! Além disso, a falta de autocuidado costuma ser um sinal de baixa autoestima .

Mostra que você não se considera digno de se mimar. Neste artigo, gostaria, portanto, de convencê-lo de que você absolutamente merece cuidar MAIS de si mesmo e de como você pode criar alguns momentos tranquilos de autocuidado, mesmo na agitada vida cotidiana.

O que é “egoísmo saudável” ou autocuidado?

Cuidar dos outros é ótimo! Afinal, nós, humanos, somos seres sociais e ficamos felizes por estarmos presentes para os outros. Mas também se deve desfrutar de caridade de forma saudável.

Temos apenas um recurso limitado de energia, atenção, tempo, foco que temos disponível todos os dias. Isso se relaciona principalmente com as habilidades cognitivas. Talvez possamos amar todas as pessoas do mundo sem nunca atingir um limite emocional, mas não podemos fazer um bolo para todas as pessoas do mundo como um símbolo de nosso amor.

Cuidar de si mesmo significa conhecer seus próprios limites cognitivos e usá-los na medida em que você não se cansa a cada dia.

O autocuidado não é egoísta!

Especialmente se você quiser estar ao lado de seus semelhantes, é ainda mais importante que você também cuide de si mesmo. Porque se você usar muito seus recursos, isso pode afetar sua saúde. Perda auditiva súbita e esgotamento ahoy !

Para ser franco: se em algum momento você tiver que se curar com um esgotamento, você não poderá mais estar ao lado de seus queridos colegas de trabalho, de sua família ou de sua sogra por seis semanas inteiras.

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Em vez disso, faça uma pequena pausa agora, para não precisar fazer uma pausa muito longa em algum momento. Recarregue suas baterias todos os dias para que você não queime completamente em algum momento.

“Se você não tem tempo para sua saúde, vai precisar de muito tempo para suas doenças mais tarde.” – Sebastian Kneipp

Por que o autocuidado é tão importante

Uma pausa aqui e ali pode fazer maravilhas! E essa breve recuperação será sentida em todas as áreas de sua vida. Portanto, vamos agora dar uma olhada nas 3 razões específicas pelas quais o autocuidado é tão incrivelmente importante e por que você deve praticá -lo TODOS OS DIAS .

Razão 1: mais autoestima e autoconfiança

Secretamente, você provavelmente pensa consigo mesmo que não pode ou não deve reservar um tempo para si mesmo . Outras pessoas em sua vida precisam de sua atenção e amor mais. Por outro lado, isso significa que você atribui mais valor às outras pessoas do que a si mesmo.

Mas você é uma pessoa igualmente valiosa. E você absolutamente merece um pouco de tempo consigo mesmo! Levante-se com confiança e diga a si mesmo: “Tenho direito ao autocuidado”.

Ou “Posso me dar uma pausa na banheira, só para mim”. Tenho certeza de que ninguém irá contradizê-lo. Você só precisa de um pouco mais de confiança e auto-estima para se dar um tempo.

Razão 2: menos estresse e melhor saúde

Algumas noites você vai para a cama tarde porque ainda está preparando comida para seus filhos? Ou você fica mais tempo no trabalho para ajudar alguém a terminar um projeto? Isso é incrível da sua parte!

No longo prazo, seu abandono também pode significar estresse e, no pior dos casos, até mesmo afetar sua saúde. Pausas e descanso são importantes para mantê-lo saudável. Leve você e seu corpo a sério e permita-se esse cuidado. Carregue suas baterias com freqüência suficiente.

Você decide exatamente como fica! Uma corrida na floresta é realmente boa para você? Ou você gostaria de se sentar no sofá com preguiça de novo e mimar-se com comida do serviço de entrega? Não importa o que aconteça, o principal é que você relaxe e, assim, evite o esgotamento a longo prazo.

Razão 3: relacionamentos e parcerias mais felizes

O autocuidado é facilmente confundido com egoísmo e visto como uma ameaça aos relacionamentos. Na verdade, porém, é o contrário! Cuidar de si mesmo o deixará mais saudável e feliz a longo prazo. Qual parceiro ficaria aborrecido com isso?

Você também pode combinar dias alternados de mimos com seu parceiro. Por exemplo, toda quarta-feira pode ser o seu dia especial em que você pode desejar o seu programa de mimos especial. Seu parceiro deve cozinhar para você hoje? Te dar uma massagem? Assistir ao seu programa favorito juntos?

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Você pode decidir hoje sem nenhum sentimento de culpa . Porque o seu parceiro não fica de fora: afinal, ele tem o seu próprio dia de mimos.

6 exercícios específicos e dicas para praticar o autocuidado na vida cotidiana

Muitas pessoas pensam que não têm tempo para cuidar de si mesmas. Mas cuidar de si mesmo não significa desfrutar de boas férias na praia ou passar horas fazendo um hobby sozinho. Reunimos cinco dicas para você sobre como você pode, de forma rápida e fácil, trazer mais autocuidado para sua vida cotidiana.

Exercício de autocuidado 1: A caminhada relaxante sozinho

Permita-se uma certa distância de sua mesa e de sua casa e dê uma volta no quarteirão ou até mesmo dê uma volta pela floresta – e faça isso sozinho! Bem, talvez o cachorro ainda possa vir. Mas, fora isso, significa simplesmente: dar um passeio em paz, sem ouvir as outras pessoas nem ter que entretê-las.

O bom de andar sozinho é que você pode andar tão devagar ou tão rápido quanto quiser. Ou pare por um momento, respire fundo ou colha uma flor à beira da estrada sem ter que se explicar.

Exercício de autocuidado 2: O ritual matinal enérgico

Provavelmente, sua manhã é determinada por milhares de circunstâncias externas e pessoas: quando seu empregador gostaria de vê-lo no trabalho, o que os filhos querem para o café da manhã ou quanto tempo você tem para ficar parado em um engarrafamento.

É bom se perguntar: o que me dá energia para passar não só pela manhã, mas também pelo resto do dia?

Que tal um pequeno alongamento para acordar suavemente o corpo? Ou continuar lendo seu romance por dez minutos? Talvez você goste de tocar jazz suave enquanto se refresca no chuveiro.

Exercício de autocuidado 3: ouvindo música

Falando em música! A música pode ser uma fonte incrivelmente boa de energia e relaxamento para você : jazz descontraído pela manhã para começar o dia com calma, música da cafeteria à tarde junto com uma boa xícara de cappuccino ou música poderosa durante o treino.

Outra coisa boa sobre música é que você pode ouvi-la ao lado. Isso permite que você faça de sua viagem diária uma pequena viagem alegre ou aproveite o tempo na academia de ginástica para si mesmo. Portanto, crie suas próprias listas de reprodução pessoais e não hesite em ouvi-las com outras pessoas.

Exercício de autocuidado 4: A jornada da respiração ou meditação

Se não respirarmos ou respirarmos muito superficialmente, isso pode ser um sinal de estresse e torná-lo pior. Você pode interromper o ciclo respirando conscientemente por alguns minutos para dar toda a sua atenção.

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Com nossa respiração, podemos recarregar nossas baterias e voltar a nós mesmos. Outra coisa boa sobre esses exercícios de atenção plena é que eles não precisam tomar muito tempo. Muitos aplicativos de meditação têm programas de um minuto!

Exercício de autocuidado 5: 15 minutos de descanso e ociosidade

A disciplina suprema do autocuidado: não faça nada. Nos tempos agitados do mundo moderno, isso parece muito louco. Mas imagine por um momento que você é um filósofo da Grécia antiga ou uma bela senhora da corte real medieval. A ociosidade era parte integrante da vida cotidiana!

Mesmo na fogueira há milhões de anos, as pessoas descansavam à noite sob o céu estrelado e o dia – bem-sucedido ou não – era selado com uma extensa rodada de não fazer nada. Deite no sofá e apenas exista. Isso é uma conquista em si!

Exercício 6: Pratique a gratidão

O que gratidão tem a ver com autocuidado? Na verdade, a gratidão é uma verdadeira bala de prata para o seu bem-estar! A gratidão tem um efeito positivo em sua saúde, seu sono, seus relacionamentos. Além disso, a gratidão simplesmente o deixa muito feliz.

Tente! Escreva três coisas pelas quais você é realmente grato . Pode ser o bom tempo, o jantar delicioso ou o cheiro sedutor do café na frente do seu nariz. Aposto que depois de fazer esse exercício de gratidão você se sentirá melhor.

A gratidão também o lembra de que você não precisa fazer tudo sozinho. Você tem certeza de pensar em algumas pessoas pelas quais você é grato. Talvez um colega tenha contado uma piada muito boa que o fez rir.

Ou seus filhos se tornam um pouco mais independentes a cada dia e você não precisa mais fazer pão para eles. Cuidar de si também significa perceber que você não precisa fazer tudo sozinho!

Palavras finais do autocuidado: Aprenda a amar e valorizar-se mais

Esperançosamente, depois de ler este artigo, você não encontrará mais desculpas para não ter tempo para si mesmo no momento. Agora você tem toneladas de ideias e sugestões sobre como trazer um pouco de autocuidado para sua vida cotidiana. Mesmo que seja apenas cinco minutos por dia!

Agora você também sabe como esses oásis de relaxamento são importantes. Na pior das hipóteses, a falta de autocuidado pode até levar à doença e ao esgotamento. Em última análise, o autocuidado é um sinal de amor próprio. Diga a si mesmo que vale a pena cuidar de você. Lembre-se de que você tem todo o direito no mundo de fazer uma pausa.

Comece a amar a si mesmo e a se valorizar e mimar-se tanto quanto mima as outras pessoas em sua vida. Seja bom consigo mesmo como você é bom para os outros.

Use seu potencial!

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