Como reconhecer e superar o ódio de si mesmo (incluindo teste)

Como reconhecer e superar o ódio de si mesmo (incluindo teste)

Neste artigo, você aprenderá quais tipos de ódio a si mesmo existem, o que os causa, como reconhecê-los e quais etapas são necessárias para superá-los.

Tenho lidado com esse assunto há mais de 15 anos e tenho feito uma extensa pesquisa para lançar luz sobre o assunto do ódio a mim mesmo por todos os lados e oferecer soluções reais.

Portanto, se você quiser aprender mais sobre auto-aversão ou deixá-lo para trás, continue lendo.

Que formas de ódio a si mesmo existem?

O ódio a si mesmo pode acompanhar diferentes quadros clínicos ou transtornos de personalidade, mas também pode ocorrer fora desses diagnósticos.

Os quadros clínicos e distúrbios incluem:

– depressão

Aqueles que sofrem de depressão não são particularmente afetuosos consigo mesmos. Existem diferentes tipos de depressão, como a depressão endógena, orgânica ou psicogênica.

Portanto, se sentir, além de se odiar, sintomas como apatia, falta de energia, depressão e tristeza, deve consultar um médico.

– Transtorno Dismórfico Corporal

No transtorno dismórfico corporal , o ódio por si mesmo também desempenha um papel importante, mas nesse transtorno a rejeição do próprio corpo está em primeiro plano.

Aqui, o próprio corpo ou partes dele são tão odiados que podem levar a um comportamento anormal, como ficar horas na frente do espelho todos os dias.

Se você se reconhece nele, também recomendo que se coloque em mãos profissionais.

– Transtorno de personalidade insegura

No caso da auto-insegurança como um transtorno de personalidade, vários sintomas, como medos sociais, um forte desejo de reconhecimento e harmonia e também o ódio de si mesmo desempenham um papel importante.

Você pode encontrar mais informações sobre isso aqui: Auto-insegurança

– Fobia social

Qualquer pessoa que sofre de terríveis medos sociais e não confia em si mesma, rejeita-se logicamente a si mesma e odeia seu próprio comportamento e, portanto, a si mesma.

Como mencionei antes, encorajo você a procurar a ajuda de um profissional se sua aversão a si mesmo for acompanhada por outros sintomas fortes como os descritos.

Quais são as causas da auto-aversão?

Infelizmente, não consegui encontrar fontes científicas durante minha pesquisa, mas alguns gatilhos são óbvios ou são presumidos em muitos outros artigos.

A infância e a adolescência desempenham um papel decisivo nisso. Tal como acontece com o complexo de inferioridade , o comportamento errado dos cuidadores pode levar à autonegação.

Se seus pais continuam mostrando e dizendo que você não é bom o suficiente, isso tem uma forte influência em sua autoimagem.

O não cumprimento dos ideais desempenha um papel importante nisso. Porque se, por exemplo, seus pais esperam que você tenha boas notas na escola, você não corresponda a essas expectativas e eles te punem verbalmente ou não por isso, então você inconscientemente adota esse comportamento.

Para o seu currículo posterior, isso pode significar que você exige muito de si mesmo que não atende e que se odeia por isso.

Como o ódio a si mesmo é expresso?

Aqueles que sofrem de ódio de si mesmos se rebaixam e rejeitam profundamente a si mesmos ou partes de si mesmos. Isso pode levar a uma espiral negativa de ódio por si mesmo, baixa auto-estima , negatividade, dúvidas sobre si mesmo e sentimentos de culpa .

O oposto é o amor próprio , onde o foco está na positividade, na autoconfiança saudável , na autoaceitação e nos sucessos que vêm com isso .

É assim que o ódio contra si mesmo tem efeitos concretos:

1. Preocupações e medos

Medos diferentes podem surgir da auto- rejeição . E um medo geralmente é seguido por outro.

Os medos típicos são:

– O medo de tentar coisas novas

– Medo de rejeição e rejeição

– Com medo de não ser perfeito

– Medo de pessoas / fobia social

– Medo de ficar sozinho

2. Falta de autoconfiança

Quem se recusa não tem confiança em si mesmo, isso anda de mãos dadas. Quem tem confiança em si mesmo e em suas habilidades não pensa nisso. Porque ele confia.

E quem se odeia carrega consigo uma constante desconfiança de suas próprias habilidades.

3. Comportamento autolesivo

Bulimia, anorexia, fendas e automutilação são os efeitos da agressão contra o corpo que podem ser acompanhados de ódio a si mesmo.

Aqueles que se rejeitam, se odeiam e se odeiam não têm dificuldade em se prejudicar.

4. Outro comportamento autodestrutivo

Além dos efeitos físicos do ódio por si mesmo, existem outras formas de autoagressão:

A constante irritação consigo mesmo, preguiça, auto-boicote em questões escolares / profissionais, tornar-se pequeno repetidamente e falar mal fazem parte disso.

Esses comportamentos apenas aumentam a auto-aversão.

Também interessante neste ponto: O papel da vítima – o que significa e como você pode se livrar dele

5 ª Dúvida constante

Duvidar de si mesmo e de suas habilidades leva cada vez mais ao fato de se recuar, não acreditar em nada de novo, procurar problemas, sempre localizar erros e ter que fazer tudo com perfeição.

Isso, então, contribui para o fato de que o círculo vicioso continua a se intensificar. Porque você prova a si mesmo continuamente por que tem bons motivos para se odiar.

Se você sempre tem que fazer tudo perfeitamente, pode ler aqui: 5 técnicas eficazes para se livrar do perfeccionismo

6. Sentindo-se incompreendido e resultando em solidão

Aqueles que têm problemas consigo mesmos freqüentemente recebem conselhos de seu círculo mais próximo que são bem intencionados, mas não são úteis. Frases como “apenas seja você mesmo” ou “apenas seja feliz” não ajudam muito.

Isso faz com que a pessoa que odeia a si mesma não se sinta compreendida e deixada sozinha, o que torna toda a situação ainda pior.

Você pode ler mais sobre o assunto aqui: Sozinho – caminhos para sair da solidão

7. Sentimentos de culpa

Aqueles que se odeiam também estão sobrecarregados de sentimentos de culpa. As críticas dos outros e de seus próprios pensamentos fazem com que você procure repetidamente a culpa em si mesmo.

Esses sentimentos são muito estressantes e contribuem ainda mais para o fato de a pessoa em questão se prejudicar ainda mais.

Se você sofre de culpa, pode descobrir mais aqui: Livrando- se da culpa em 6 etapas claras

O que você pode fazer a respeito do ódio de si mesmo? Como você pode superar isso?

Há uma série de coisas que você pode fazer para deixar para trás sua aversão. Talvez seja preciso alguma perseverança e paciência. No entanto, se você seguir essas etapas, poderá superar sua aversão a si mesmo:

1. Pense por que você se odeia

O que você não gosta em você

É assim que você olha

Sua preguiça ?

Sua incapacidade?

Seu personagem?

Todos juntos?

O que exatamente está por trás de sua auto-aversão?

Pense cuidadosamente sobre o que exatamente você está criticando sobre si mesmo e de onde isso vem.

É exatamente isso que seus pais disseram sobre você? Ou amigos?

De quem é o ideal que você não viveu?

Quando começou a sua aversão a si mesmo?

Qual foi o gatilho?

2. Aceite como é

Se você se odeia, provavelmente pensa que seu ódio tem fundamento! Afinal, seu corpo / caráter / comportamento lhe dá um bom motivo para rejeitar a si mesmo.

Como você deve aceitar algo que não quer ser?

Primeiro, aceite tudo exatamente como é. Aceite que você está se rejeitando. Aceite que você é quem você é. Aceite que você não é perfeito e nunca será.

Olhe para o seu comportamento negativo sem qualquer julgamento e aceite-o pelo que é. Muito objetivo. Pode ser útil fazer este exercício por escrito. Em seguida, você descreve o que exatamente não gosta em você. Mas sem valor.

Portanto, NÃO: “Meu corpo está horrível.”

Mas: “Meu corpo tem um pouco de gordura na barriga.”

Bastante neutro em valor.

Você pode encontrar mais sobre isso aqui: Auto-aceitação – Como você se aceita como você é

3. Esteja ciente de que existem alternativas!

Que você se odeie e se rejeite é seu comportamento normal e habitual. Foi assim que você aprendeu.

Mas isso não significa que também seja verdade! É apenas uma forma de pensar entre muitas.

Você não tem que andar por aí se sentindo culpado o tempo todo. Você não precisa continuar tentando ser outra pessoa. Você não tem que se julgar o tempo todo e falar mal consigo mesmo em sua cabeça só porque não pode fazer algo ou não confia em você para fazer algo. Você não precisa se tratar mal. Você não tem que se odiar.

Nada disso é necessário.

Esteja ciente disso. Você pode gostar de si mesmo, se quiser. Não importa como você seja! Você pode fazer bem a si mesmo se quiser. Você pode se persuadir bem e se sustentar. Você pode amar a si mesmo. Você pode ser feliz!

O importante é que você entenda que a decisão é sua. Faça uma escolha para aprender a ser feliz. Escolha trabalhar em você mesmo e gostar de você mesmo. Dê a si mesmo a chance de se aceitar como você é.

Se você quer saber o que te faz realmente feliz na vida, dê uma olhada em minha pesquisa: O que te faz feliz?

4. Pratique ser bom consigo mesmo

O amor-próprio não acontece da noite para o dia. Pratique ficar mais perto de si mesmo todos os dias e fazer coisas que são boas para você e o ajudam. É importante ficar atento e continuar. Com o tempo, seu ódio diminuirá e sua confiança aumentará.

Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para trabalhar nisso:

– Olhe para si mesmo no espelho

Fique na frente do espelho todos os dias e olhe para si mesmo. Deixe de lado todos os julgamentos, respire fundo e concentre-se conscientemente nos aspectos positivos do seu corpo. Olhe atentamente para isso. Concentre-se nas pequenas coisas e encontre a beleza delas.

Por meio deste exercício, você aprenderá a associar pensamentos positivos a si mesmo e a se aproximar de si mesmo.

– Escreva uma carta de amor para si mesmo

Escreva nele tudo o que você gosta ou poderia gostar sobre você. Novamente, trata-se de descobrir aspectos positivos de si mesmo e praticar o pensamento positivo sobre si mesmo.

– Mantenha um diário positivo

Para praticar ser bom consigo mesmo todos os dias, você pode manter um diário no qual anota coisas positivas do dia todos os dias. Concentre-se conscientemente nos aspectos positivos, mesmo que sejam tão pequenos.

– Faça-se bem conscientemente

Pratique o amor próprio fazendo o bem a si mesmo. Pergunte a si mesmo o que você pode usar e o que seria bom para você neste momento. Novamente, podem ser pequenas coisas, como uma caminhada, um banho ou uma refeição deliciosa que você mesmo prepara conscientemente.

Mais sobre o amor próprio pode ser encontrado aqui: 6 passos para aprender o amor próprio

– Mime-se com algo

Coma bem e divirta-se. Vá para a sauna ou faça uma massagem. Compre o que quiser. Apenas mime-se com algo. Sem razão e com a consciência limpa. Enquanto faz isso, observe seus sentimentos e treine-se para se sentir bem a respeito deles conscientemente. Admita a si mesmo que você o merece incondicionalmente. Apenas para se presentear com alguma coisa.

– Fale bem consigo mesmo

Aprenda a se fazer bem com as palavras. Se você está com medo de alguma coisa, tente falar consigo mesmo como se estivesse tentando ajudar outra pessoa. Quando estiver triste, console-se, quando cometer um erro, acalme-se.

Seja bom consigo mesmo com as palavras.

– Estabeleça metas conscientemente e colete sucessos

Mostre que está em suas mãos criar um futuro lindo e positivo para você. Envolva-se no estabelecimento de metas e permita-se construir uma vida nova e feliz e trabalhar por ela.

Você pode encontrar mais sobre isso aqui: Definir e alcançar metas

Portanto, as etapas para superar o ódio a si mesmo são:

1. Pense por que você se odeia

2. Aceite como é

3. Esteja ciente de que existem alternativas!

4. Pratique ser bom consigo mesmo

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