Medo do apego – 6 etapas claras para superá-lo (+ causas e teste!)

Medo do apego – 6 etapas claras para superá-lo (+ causas e teste!)

“Eu quero estar perto dela, mas me retire. Eu quero dizer a ela que a amo, mas principalmente evitá-lo. Eu começo a procurar desculpas por que eu não posso estar com ela, mas sinto sua falta quando estou sozinho. “

É assim que uma pessoa afetada descreve seu medo de se comprometer.

O medo do apego ou da ansiedade no relacionamento tem diferentes facetas e pode ser expresso de diferentes formas. Neste artigo, você descobrirá exatamente o que são, como surge o medo do apego e como você os supera.

Como surge o medo do apego?

Tal como acontece com outras manifestações negativas (por exemplo, narcisismo, baixa autoestima), que podem andar de mãos dadas com medos de apego, a origem pode muitas vezes ser localizada na infância.

Acima de tudo, uma relação perturbada entre mãe e filho pode ser considerada a causa. Experiências difíceis, como a separação dos pais ou outras lesões que levaram à perda de confiança, também podem dar origem a temores de apego.

Qualquer pessoa que foi muito protegida e cuidada quando criança pode sofrer de problemas de confiança tanto quanto alguém que foi negligenciado.

Em qualquer caso, a pessoa em questão deve ter aprendido em algum momento que a confiança cega pode levar a lesões dolorosas.

Como você sabe se tem ansiedade de apego?

Existem dois tipos de medo do apego. O medo e o medo evasivo do apego. O primeiro enfoca o medo de ser ferido. E com o último, o medo de perder a liberdade e a independência.

Os sinais podem ser diferentes ou idênticos. Observe os seguintes pontos e verifique por si mesmo se você é afetado por eles.

1. O parceiro é mantido à distância

Sofrer de ansiedade de apego não significa nunca entrar em um relacionamento. Em vez disso, o comportamento dentro e fora do relacionamento de um casal desempenha um papel decisivo.

Pessoas com medo de se comprometer podem entrar em um relacionamento, mas sempre mantêm o parceiro a uma certa distância. Eles não ousam se abrir e realmente se revelar. Além disso, eles continuam fazendo coisas para manter o parceiro à distância. Por exemplo, por meio de provocações desnecessárias, acusações infundadas ou tentativas repetidas de iniciar uma discussão.

2. Por retirada

Além disso, pode ser o caso de a pessoa em causa se retirar repetidamente dentro de uma relação e fazer reivindicações exageradas de liberdade. Isso também pode degenerar em fuga para trabalho, hobbies ou outras atividades.

A pessoa em questão se sente ameaçada por estar perto, o que pode levar a sintomas de pânico. Isso pode causar palpitações, suores, pensamentos ansiosos, visão em túnel e outros sintomas típicos de um ataque de pânico.

A resposta lógica para isso é se retirar.

3. Separação repentina

Da mesma forma, uma pessoa que sofre de ansiedade de apego pode encerrar um relacionamento existente sem aviso prévio e do nada. Esse comportamento também pode ser interpretado como uma fuga do medo.

Porque a pessoa em questão, inconscientemente, faz de tudo para evitar esse medo.

4. Apaixonar-se pelo inatingível

Outro sintoma do medo do apego é se apaixonar por pessoas inalcançáveis, como pessoas casadas ou distantes.

O comportamento típico também se reflete aqui. Porque se tenta novamente alcançar a proximidade e ao mesmo tempo não construir um vínculo real.

5. Evitar proximidade física

Se a pessoa em questão já está em um relacionamento, o medo do apego pode fazer com que ela evite a proximidade física (tocar, beijar, etc.). Mais uma vez, ele faz todo o possível para evitar os ferimentos que podem resultar dessa proximidade.

6. Falta de responsabilidade

Além disso, aqueles que temem o compromisso não assumem responsabilidade, especialmente pelos outros. Em uma parceria existente, muitos comportamentos vêm à tona que levam ao objetivo de evitar a responsabilidade por algo ou alguém.

Isso pode ser expresso, por exemplo, de forma que os desejos pelos filhos não sejam atendidos, os gargalos financeiros estejam na ordem do dia ou não sejam assumidos compromissos vinculativos.

7. Evitar objetivos comuns

Além disso, os afetados se recusam a adotar objetivos comuns para o futuro. Aqui, também, eles fazem tudo o que podem para evitar qualquer compromisso. Porque isso poderia restringi-los e colocá-los sob pressão, o que aumentaria o medo novamente.

8. Medo de perder a liberdade

Aqueles que sofrem de medo evitante do apego têm medo de perder sua independência e liberdade dentro de um relacionamento. É por isso que eles nem mesmo se envolvem em um relacionamento.

9. Geralmente problemas em confiar em outras pessoas

Evitar a proximidade, o apego e a confiança não precisa ocorrer apenas no nível de parceria, mas também pode significar que a pessoa em questão geralmente tem dificuldades em construir amizades .

Ele acha difícil se socializar e confiar em outras pessoas.

10. Baixa autoestima e autoconfiança

Os problemas de auto-estima e autoconfiança também podem ser diagnosticados aqui. Porque as pessoas afetadas pela ansiedade no relacionamento nunca aprenderam o que significa confiar ou foram tão feridas que o medo de ser magoadas de novo as supera.

11. Desculpas

O medo do apego costuma ser visto em desculpas, como:

“Eu simplesmente não consigo me relacionar.”

“Eu sempre me apaixono pelas pessoas erradas.”

“Eu só preciso do meu espaço.”

“Eu só quero me divertir e não ter um relacionamento estável.”

A chave é perceber que essas são desculpas. Porque quem quer que encontre razões para alguma coisa repetidamente se confirmará novamente e novamente.

As desculpas são apenas sintomas do medo do apego que obscurecem o medo do apego e da proximidade.

12. Incerteza constante

Além disso, a pessoa em questão paira em constante incerteza. Ele duvida dos relacionamentos existentes, questiona tudo e se pergunta se poderia haver um relacionamento melhor para ele. Repetidamente ele é atormentado por pensamentos de separação e está sempre procurando por problemas . Ele não está seguro de si mesmo ou de suas decisões e, portanto, tem um sentimento constante de inquietação.

6 passos para superar seu medo de apego

Você acha que tem ansiedade de apego? Em seguida, siga as etapas abaixo para conhecê-la:

1. Admita a si mesmo que você tem ansiedade de relacionamento

O primeiro passo para fazer uma mudança em sua situação é admitir para si mesmo que você tem ansiedade de apego. Esse é o pré-requisito para ser capaz de mudar qualquer coisa.

Porque só quem reconhece seu problema pode resolvê-lo.

2. Desmistifique suas estratégias de evasão

Quais dos sintomas e comportamentos listados acima são familiares para você? Qual você diria que se aplica a você?

Pense cuidadosamente sobre o que você tem medo e o que deseja evitar! Cada vez que você tentar evitar a proximidade, pergunte-se:

Do que exatamente estou com medo?

Explore seus sentimentos e tome consciência de suas estratégias de evitação. Isso o ajudará especialmente se você fizer este exercício por escrito. Isso significa que você anota cada vez que se envolver em qualquer um dos comportamentos acima.

Isso o deixará ciente de seu comportamento e será mais fácil para você mudá-lo. Porque assim que você compreender seus medos, poderá enfrentá-los.

3. Abra-se para o seu parceiro

Você deixa o medo da proximidade para trás ao permitir exatamente essa proximidade. Abra-se para o seu parceiro e diga-lhe como está. Diga a ele que você tem ansiedade de apego, medo da proximidade, continue usando estratégias de evitação e está pronto para trabalhar nelas.

Abra-se, mesmo correndo o risco de ser abandonado. No entanto, é importante ser sensível aqui. Você não precisa mergulhar imediatamente, você pode avançar em pequenos passos.

Continue conversando com seu parceiro e falando sobre o que você realmente está sentindo.

No artigo a seguir, você também aprenderá a lidar bem com os medos: Lidando com o medo – é assim que você dissolve seus medos em 5 etapas

4. Confie em alguém

Esteja você atualmente em um relacionamento ou não, faz sentido confiar o seu problema a alguém. Pode ser um bom amigo, parente ou alguém profissional. Falar com alguém sobre seu medo do apego o ajuda a refletir sobre ele, tornar-se mais consciente dele e, por fim, abordá-lo de maneira direcionada.

Claro, deve ser alguém em quem você possa confiar.

5. Trabalhe na sua confiança

Em geral, você deve trabalhar sua autoconfiança e auto-estima. Porque quando você construir confiança em si mesmo, será mais fácil enfrentar seus medos.

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6. Obtenha ajuda

Especialmente se você tem a sensação de que não vai progredir por conta própria, deve considerar a possibilidade de procurar ajuda profissional ou terapia.

Não há nada de errado em trocar ideias com quem tem experiência nesta área.

Resumo

Em contraste com o medo da perda, que pode ser caracterizado por colchetes, o medo do apego se mostra principalmente por meio da evitação da proximidade. Mas como os humanos são seres sociais e têm uma necessidade natural de apego, surge um conflito interno desagradável.

Para resolver esse conflito, é necessário tomar consciência do próprio comportamento e dos padrões de evitação.

Também é necessário construir a confiança e enfrentar os medos existentes.

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