Superando o medo – é assim que você dissolve seus medos em 5 etapas

Superando o medo – é assim que você dissolve seus medos em 5 etapas

Se você leu este artigo, provavelmente já ouviu milhares de vezes que os medos são perfeitamente normais e que todos têm medo. Até agora, no entanto, isso provavelmente não foi útil para você lidar com seu medo.

Sim, os medos são normais e absolutamente necessários para a sobrevivência. No entanto, pode acontecer com as pessoas que esse sentimento se expresse repetidamente de forma exagerada e em situações realmente seguras e torne a vida desnecessariamente difícil.

Em casos extremos, isso pode levar a transtornos de ansiedade e ataques de pânico.

Neste artigo, você encontrará técnicas concretas com as quais poderá superar seus medos. Isso, sem nem precisar ganhar no jogo do bicho, que pode ser encontrado no deunoposte .

Que medos existem?

Quando se trata de medos muito específicos, como medo de altura, medo de voar, medo de pessoas ou animais, é chamado de fobia. Mas os medos podem ser muito mais complexos.

Medos como medo do fracasso , medo do sucesso, rejeição, do futuro, medo do medo , transtorno de ansiedade generalizada, ataques de pânico ou pensamentos geralmente preocupantes muitas vezes não são imediatamente reconhecíveis e se escondem por trás de vários sintomas.

Portanto, deve ser medido com dois padrões diferentes: Tenho uma fobia muito específica e sei exatamente o quê? Ou tenho medos o tempo todo ou de vez em quando e realmente não sei o que exatamente?

Não importa o caso pelo qual você possa ser afetado, você sempre pode agir!

Lidando com o medo: é assim que você lida com seus medos de uma maneira muito direcionada

As técnicas a seguir certamente o ajudarão se você quiser deixar seus medos para trás. O pré-requisito para isso é, obviamente, que você mesmo tome uma atitude. Sem sua própria vontade e suas próprias ações, nada mudará.

Muito importante: as técnicas apresentadas aqui são baseadas em minha própria experiência, a experiência que ganhei com meus clientes de coaching e seminários e anos de pesquisa. Se esses exercícios o sobrecarregam ou você simplesmente não consegue ir mais longe por conta própria, procure um terapeuta treinado!

Caso contrário, você pode começar agora:

1. Aceite seu medo

Se é uma fobia ou um medo ainda não identificado, é irrelevante aqui. É provável que sua resposta automática ao medo seja negativa por natureza.

Isso significa que, assim que os sintomas de ansiedade surgem em seu corpo, você os rejeita. Você não a quer e tenta afastá-la. Mas você provavelmente já percebeu que isso não funciona e que o medo continua surgindo de alguma forma.

Se você quer se livrar do medo, primeiro precisa aceitá-lo. Isso não é tão fácil de entender para a mente lógica. Porque ele tem que deixar ir o medo de deixar ir primeiro .

Se você rejeitar seus medos, eles continuarão voltando. À medida que você começa a aceitá-los e recebê-los em seu corpo, fica mais fácil. E então eles podem ir também.

E como funciona a aceitação?

Da próxima vez que tiver uma sensação desconfortável, comece a sentir exatamente onde essa sensação está localizada em seu corpo. Em que células está?

Quanto mais você fizer isso, mais detalhado poderá perceber. E em algum momento você sentirá exatamente onde está o sentimento.

Na próxima etapa, você dá as boas-vindas à sensação em seu corpo. Você decide que pode estar lá. Direcione sua concentração total no ponto do corpo onde está o medo e respire profundamente e conscientemente neste ponto. Você solta os músculos, relaxa e permite que o medo se espalhe por todo o seu corpo.

E assim você respira concentradamente na sensação e a deixa se espalhar por todo o seu corpo. Isso pode ser muito incomum no início e pode haver partes de você que tentarão impedi-lo de fazer isso na forma de pensamentos.

Com um pouco de prática, no entanto, você descobrirá que se torna mais fácil. Porque agora há mais espaço para o medo. E isso reduz a pressão.

2. Crescer além de você mesmo

Este é o passo mais importante para superar o medo: confrontar-se conscientemente com seus medos.

Por exemplo, perdi o medo das pessoas com quem conversei com mais de 1.000 pessoas na rua.

E superei meu medo de falar em público dando palestras e seminários.

E deixei meu medo da proximidade para trás, construindo uma proximidade íntima e autêntica com outras pessoas.

Superei meu medo do sucesso trabalhando em meus objetivos de maneira disciplinada e alcançando mais e mais sucessos.

Uma coisa é extremamente importante: aprenda a permanecer consigo mesmo e com seus sentimentos no processo de confronto.

Por exemplo, se você tem medo de falar com as pessoas e agora começa a falar com elas para fins de exercício e depois apenas faz perguntas decoradas, este é um bom exercício inicial, mas não o livrará do medo a longo prazo.

Só quando você começa a dizer o que realmente pensa e sente é que você passa pelo medo e o deixa para trás! É necessária autenticidade .

E ainda: se você tem medo de alguma coisa, faça. Uma e outra vez.

3. Lidar com o medo por meio de seus pensamentos

Certamente, existem técnicas que podem ser usadas para resolver especificamente fobias (por exemplo, a Cura Rápida de Fobia por Programação Neuro Linguística (PNL) ou as Técnicas de Liberdade Emocional (EFT)). No entanto, a etapa de confronto constante é essencial, especialmente no caso de medos inespecíficos.

Técnicas para trabalhar seus próprios pensamentos são muito úteis como suporte.

Quais são as opções?

– visualizar

Se você visualiza regularmente as situações desejadas, ajuda seu cérebro a antecipar novas possibilidades.

No confronto você tem experiências muito concretas. Sua mente e suas emoções aprendem que os medos não se materializarão.

Por meio da visualização direcionada, você pode vivenciar essa experiência com antecedência e, assim, contribuir para superar o medo.

Você procede de tal maneira que imagina como se comportaria se o seu medo não estivesse presente. Portanto, se você estava com medo de ir ao cinema, imagine em sua mente como você se senta calmamente e relaxado no cinema.

É possível que você ache isso muito difícil no início. Isso ocorre porque seu cérebro ainda não tem noção da nova situação. Mas você mesmo pode criar isso.

Primeiro você imagina como tudo ao seu redor neste cinema parece exatamente como você deseja! Olhe para a tela e decida o que você vê lá. Dê uma olhada nas pessoas sentadas ao seu lado e decida como elas são. Faça um desenho ou filme de uma cena que seja boa para você!

Então você imagina o que ouviria em tal situação. Talvez a trilha sonora ou as pessoas sentadas ao seu lado conversando. A escolha é sua!

Então você sente o que seu corpo percebe fora de você. Portanto, os apoios de braço sob seus braços ou o assento do cinema sob você.

E então como você se sente por dentro. Como sentar-se relaxado e feliz no cinema.

Então você imagina o que cheira e o que prova. Então, você percorre todos os seus canais sensoriais e constrói uma nova realidade para si mesmo.

Você pratica isso todos os dias! Como eu disse, pode ser difícil para você no início, com um pouco de prática torna-se cada vez mais fácil e tudo o que você cria para si mesmo nos diferentes canais sensoriais se torna cada vez mais claro e claro.

O exercício está na ordem do dia!

Se você quiser aprender mais sobre essa técnica, posso recomendar este livro: para se livrar de ataques de pânico e outros transtornos de ansiedade

– Trabalhar com a criança interior

Trabalhar com a criança interior é curar antigos ferimentos de sua vida.

A criança interior é uma metáfora para as experiências, emoções e ferimentos armazenados em seu subconsciente.

Tudo o que você experimentou em sua vida ainda está armazenado em seu subconsciente. Não importa se você pode se lembrar conscientemente ou não.

E, trabalhando com a criança interior, você pode curar essas velhas feridas e reintegrar as partes do seu subconsciente que se separaram. Isso dissolve velhos medos.

Você pode ler aqui como você trabalha com a criança interior: Sua criança interior – cure ferimentos antigos e desenvolva amor por si mesmo

– Quebre seus padrões de pensamento

Se você está preso em uma situação de medo e percebe como seus pensamentos começam a ficar loucos novamente e quer convencê-lo do mal que vai acontecer, então conscientemente e em voz alta diga pare em sua cabeça!

Quebre o padrão. Você também pode pular, dançar ou cantar. É importante que você interrompa conscientemente o padrão negativo, dando ao seu cérebro uma nova tarefa. Faça isso de maneira bem direcionada e determinada.

E então você pode ter novos pensamentos. Após a quebra do padrão , pense em pensamentos positivos .

Por exemplo, se você tem medo das pessoas e sai para a rua e assim que vê as primeiras pessoas, começa: Sua pulsação aumenta, o suor começa a fluir, sua respiração fica mais rápida e superficial e seus pensamentos tentam dizer a você o que coisas ruins podem acontecer (por exemplo, pessoas rindo de você).

Em seguida, diga claramente para parar por dentro e, em seguida, considere cuidadosamente o que você prefere pensar. Acalme-se e diga a si mesmo que só existem pessoas e que elas não prestam atenção em você porque estão preocupadas apenas consigo mesmas.

Pratique estar lá por si mesmo por meio desta técnica.

– O pior cenário

Se você está com medo, pense no pior que pode acontecer. E você descobrirá que, embora seja desconfortável, não é tão ruim quanto você pensava antes.

Por exemplo, se você tem que dar uma palestra e está totalmente animado, pense no pior que pode acontecer. Pense nisso até o fim.

Você vai descobrir que pode estar se envergonhando até os ossos e procurando um novo emprego, mas isso é tudo. Você ainda está vivo e seguro!

O pior não é bom, mas também não é o fim do mundo.

4. Relaxe regularmente

Para fortalecer sua capacidade geral de lidar com a ansiedade, faz sentido que você faça exercícios regularmente (de preferência todos os dias) que o traga calma e relaxamento e, assim, saia da cabeça e entre no corpo.

Existem inúmeras maneiras de fazer isso. Descubra por si mesmo o que é mais adequado para você.

Aqui estão algumas coisas com as quais tive boa experiência: Ioga, Qi Gong, Thai Chi, Shiatsu, auto-hipnose, meditação guiada, o método Grinberg, tantra, respiração holotrópica e união.

O mesmo se aplica aqui: abra-se e torne-se ativo. Tente muito até encontrar o que melhor se adapta a você.

E então pratique isso todos os dias. Deixe de lado o controle em sua cabeça e entre mais e mais em seu corpo. Isso o ajudará muito a se livrar de seus medos.

5. Seja disciplinado

A disciplina é uma qualidade necessária para atingir os objetivos e construir uma vida plena . E também é essencial para superar o medo.

Se você não tem disciplina , pode treiná-la.

Mas o que isso significa exatamente?

Disciplina é a habilidade de agir, mesmo quando os próprios sentimentos resistem. A disciplina é criada por meio da força de vontade. A mente é mais forte do que o corpo e seus mecanismos de defesa.

E, em muitos casos, faz sentido colocar as desculpas e o sentimento de não-luxúria de lado e simplesmente seguir em frente. Mesmo quando é cansativo e tudo se defende por dentro.

Para muitos comportamentos de resistência interna e auto-boicote , a disciplina é o antídoto apropriado. Às vezes com força e esforço.

Se você quiser deixar seus medos para trás, é absolutamente necessário mantê-los.

Resumo

Ter medos e ataques de pânico são um fardo e parece injusto ser afetado. Porém, culpar os pais, o meio ambiente, os professores ou os colegas não resolverá o problema. 

Muito pelo contrário: se você desiste da culpa, desiste da responsabilidade e do poder sobre si mesmo ao mesmo tempo. E então você fica preso no papel de vítima e desmaia!

Para lidar com o medo, é essencial que você assuma a responsabilidade por si mesmo, pelos seus pensamentos e sentimentos e comece a agir. Conheça seus medos, sinta-os em seu corpo e leve-os com você enquanto mostra a eles que nada de ruim acontecerá se você fizer exatamente o que eles falsamente querem alertá-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *