Supere o medo da rejeição em 7 etapas precisas (de acordo com estudos científicos)

Supere o medo da rejeição em 7 etapas precisas (de acordo com estudos científicos)

Para ser votado por último no esporte. Não ser perguntado quando colegas de trabalho estão comendo ou amigos indo para uma festa. Não conseguir o emprego após a entrevista. Para receber uma cesta do ente querido.

Todas essas situações podem ser muito dolorosas. Porque uma rejeição desencadeia as mesmas áreas do cérebro que uma lesão física. E isso causa dor. 

O medo da rejeição tem um efeito profundo em seus relacionamentos com outras pessoas. Porque esse medo pode inibir, reter e limitar muito a sua vida em muitas áreas.

No entanto, pode variar em força e pode pelo menos ser contido. Você pode descobrir como fazer isso no artigo a seguir.

Por que o medo da rejeição é tão forte?

Existem razões evolutivas pelas quais a rejeição e a rejeição machucam. Porque precisamos de contatos sociais tanto para sobreviver quanto comer e beber. Pelo menos essa é a opinião do psicólogo Nathan DeWall, PhD pela University of Kentucky (fonte: https://www.apa.org/monitor/2012/04/rejection ).

Na Idade da Pedra, dependíamos uns dos outros para sobreviver. Aqueles que tiveram que lutar por conta própria contra tigres dente-de-sabre e plantas venenosas tiveram poucas chances de sobrevivência.

É exatamente por isso que o medo da rejeição é tão profundo.

Estudos da mesma fonte mostraram, entre outras coisas, que nem mesmo uma recompensa em dinheiro alivia a dor da rejeição. Portanto, quem recebe dinheiro por uma rejeição tem a mesma dor que quem não recebe.

No entanto, esse medo pode variar em gravidade. O passado individual desempenha um papel importante aqui.

Qualquer pessoa que foi negligenciada quando criança ou foi criada superprotegida e, portanto, desenvolveu uma baixa autoestima e uma péssima autoimagem, o medo da rejeição tende a ser mais pronunciado.

Se seus pais sempre o repreenderam e lhe disseram que você não tem valor, é muito provável que você tenha adotado esse comportamento e se repreendido repetidas vezes na idade adulta e se tratado mal. E esse comportamento aumenta o medo da rejeição.

Isso faz com que o medo da rejeição e rejeição com você

Os seguintes sintomas podem parecer muito familiares para você se você tem medo severo de rejeição:

1. Ninhada constante

Você pensa muito sobre o que outras pessoas podem pensar de você? Freqüentemente, frases zumbem em sua cabeça como: “O que ele / ela pensa de mim agora?”, “Por que me comportei tão estranhamente de novo?”, “Na verdade, eu queria ser diferente.”, “Sou eu agora, mas desconfortável. “,” Ele / ela acha que agora eu sou um idiota. “

Se você meditar muito e passar muito tempo no carrossel de pensamentos, isso pode ser um sinal de que seu medo da rejeição é alto. Porque seus pensamentos giram muito sobre como você pode ser bem recebido pelos outros.

2. Evitar conflitos e lutar pela harmonia

Quem tem medo de ser rejeitado também evita conflitos e luta pela harmonia. Você costuma dizer sim, embora na verdade quisesse dizer não? Você faz tudo que pode para não ofender em lugar nenhum? Você sempre tenta agradar a todos os outros?

Esse comportamento também é uma indicação clara de que você é prisioneiro do medo da rejeição.

3. Não se mostre realmente

É difícil para você ser você mesmo? Você sente que não está realmente se mostrando? Você é muito cauteloso e geralmente acha difícil se abrir?

Se você tem baixa autoestima e uma péssima autoimagem, é claro que não quer demonstrar isso. E isso então leva a você se esconder e com medo de ser rejeitado se você se mostrar.

4. Insegurança nas interações sociais

Isso também leva ao fato de que você geralmente se sente desconfortável nas interações sociais e prefere se conter. Porque inconscientemente você segue o lema: Melhor não dizer nada, porque então eu também não posso ser rejeitado.

O medo o inibe e as conversas normais podem se tornar desconfortáveis ​​e podem surgir sintomas como suor, palpitações, pensamentos confusos e uma sensação de opressão.

5. solidão

O medo da rejeição pode levar ao fato de você se retrair completamente e evitar completamente as interações sociais. Isso naturalmente leva à solidão, o que não melhora sua condição.

Se você quiser fazer algo a respeito da solidão, pode continuar lendo aqui: Sozinho – maneiras de sair da solidão

6. Arrogância

Da mesma forma, o medo da rejeição pode fazer você parecer arrogante e arrogante para o mundo exterior. Isso ocorre porque você deseja ocultar sua baixa autoestima e sua baixa autoimagem.

Por dentro você pode se sentir inseguro, mas por fora pode ser percebido como arrogância.

7. Muitos sentimentos negativos

Estudos mostraram que um medo pronunciado de rejeição pode levar a muitos sentimentos negativos, como raiva, outros medos ( medo do apego , medo da proximidade, medo da perda , etc.), tristeza, ciúme e depressão. Porque o medo da rejeição simplesmente inibe uma necessidade humana básica: o contato social.

8. Sono ruim e sistema imunológico mais fraco

Também se descobriu que as pessoas com maior medo da rejeição têm um sono mais pobre e um sistema imunológico mais fraco.

7 passos precisos para superar o medo da rejeição

Algum dos itens acima parece familiar para você?

Como mostrou o americano Jia Jiang , é possível superar o medo da rejeição, ou pelo menos reduzi-lo significativamente. Ele fez isso seguindo um caminho extremo. Ele enfrentou o medo o tempo todo (com exercícios direcionados) e foi além dele.

Isso é útil, é claro, mas outros métodos também podem ajudá-lo a superar o medo da rejeição.

1. Repense sua autoimagem

Observe atentamente o que você pensa sobre si mesmo. Como você lida com você mesmo Por exemplo, o que você diz a si mesmo quando comete um erro?

Observe seu comportamento em relação a si mesmo, como você se trata e o que pensa sobre si mesmo.

Você pode fazer os seguintes exercícios regularmente para fortalecer sua autoimagem:

– Escreva um hino de louvor a si mesmo

Reserve um tempo e escreva um texto sobre tudo o que é positivo sobre você, sobre seus sucessos, no que você é bom e como você é excelente. Exagere deliberadamente. Deveria ser uma carta exuberante em que você se elogie aos céus.

E então você lê esta carta em voz alta para si mesmo na frente do espelho.

– Faça uma lista de seus pontos fortes

Faça uma lista na qual você escreva tudo em que você é bom. Aqui, também, é importante que você não se segure, mas comece a ficar sozinho. Claro, você pode continuar adicionando itens a esta lista.

– Mantenha um diário de sucesso

Todas as noites, sente-se e escreva todos os sucessos do dia. Mesmo o menor sucesso conta. Mesmo sucessos que não parecem ser sucessos para você. Trata-se de aprender a se concentrar nas coisas positivas de sua vida todos os dias .

– Questione criticamente suas crenças

Sempre que você começar a pensar mal de si mesmo, escreva esta frase em um pedaço de papel. Em seguida, fez as perguntas a si mesmo: Isso é realmente verdade? O que isso faz comigo se eu continuar pensando assim?

2. Fortaleça sua autoestima

Também é importante que você trabalhe em sua auto-estima . Você pode usar as seguintes técnicas para isso:

– Trabalhar com a criança interior

Trabalhar com a criança interior é uma forma muito eficaz de curar ferimentos antigos e construir um forte senso de identidade.

– Enfrenta os teus medos

Assim como Jia Jiang descreve em seu livro, é muito eficaz enfrentar seus medos repetidamente, derrotando-os e deixando-os para trás. Isso aumentará tremendamente sua auto-estima, porque você sempre mostra a si mesmo que pode confiar em si mesmo .

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– Comece a valorizar o seu passado

Quando você começa a abandonar seus sentimentos de vergonha e culpa e começa a valorizar sua experiência de vida anterior, você automaticamente mostra apreciação aqui e agora. Faça as pazes com o seu passado e mesmo que muitas coisas não pareçam tão boas em retrospecto no início, comece a repensar e se orgulhe da experiência por trás disso.

– Deixe o papel de vítima

Enquanto você achar que não pode evitar ficar com medo e se sentir mal, não pode mudar nada. Porque, subconscientemente, você desiste da culpa e, ao mesmo tempo, do poder sobre sua vida. Isso o torna incapacitado.

Comece a assumir responsabilidade total por sua vida imediatamente. Onde você está hoje é a soma de suas decisões até agora. Se você assume a responsabilidade por isso, também assume a responsabilidade pelo seu futuro.

– Faça coisas que são boas para você

Para aumentar sua auto-estima, ajuda quando você começa a se comportar bem. Faça coisas por si mesmo todos os dias.

Para fazer isso, pergunte-se todos os dias: O que seria realmente bom para mim agora?

E é claro que essas coisas devem estar em seu poder. E às vezes uma xícara de chá ou uma visita à sauna são suficientes.

3. Observe atentamente o seu medo

O que você ainda pode fazer para enfrentar o medo da rejeição é examiná-lo com atenção. Pense no pior que pode acontecer se você for rejeitado agora.

Se você olhar com atenção, verá que, embora não seja bom ser rejeitado, nada pior acontece também. Então você corre o risco de ser rejeitado.

4. Encontre o ambiente certo

Se você acha difícil se abrir em seu ambiente atual, é possível que esteja simplesmente rodeado pelas pessoas erradas. Porque se eles não compartilharem seus hobbies e crenças, pode não haver razão para que você precise sair com eles.

Siga seus desejos e necessidades e encontre pessoas que estão interessadas nas mesmas coisas que você.O medo da rejeição diminui logicamente quando você está cercado por pessoas a quem você pode se abrir melhor.

5. Não leve para o lado pessoal

Quanto mais pessoalmente você leva uma rejeição, mais dolorosa ela é. Perceba que a rejeição não tem nada a ver com você em primeiro lugar. Talvez alguém o rejeite porque é inseguro ou ocupado ou irritado ou algo parecido.

Você não precisa transferir automaticamente o comportamento dele para você. Mas os motivos podem depender apenas dele.

6. Encontre o desafio

Conforme descrito acima, faz sentido enfrentar o medo da rejeição. Deliberadamente entre em situações em que sabe que será rejeitado. Por exemplo, se você pedir uma pizza no McDonalds, pode esperar receber um não e olhares estranhos (sim, eu mesmo fiz este e muitos outros exercícios semelhantes).

E você descobrirá durante este exercício que tudo é metade selvagem.

7. Fale sobre isso

Também o ajudará se você confiar em alguém e falar sobre seu medo de rejeição.

Fale sobre isso com alguém em quem você possa confiar. Só de falar sobre isso você terá mais clareza e alívio.

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