4 Melhores dicas para superar o nervosismo

4 Melhores dicas para superar o nervosismo

BVocê provavelmente sabe: mãos suadas, palpitações, insônia, suores antes de um exame, uma apresentação ou um encontro. Nosso cérebro é o órgão mais complexo do mundo e é um verdadeiro mestre em nos apresentar cenários de horror de como as coisas futuras podem dar errado.

De um ponto de vista puramente racional, você de alguma forma sabe que tudo isso é apenas um absurdo ou um exagero total. Porque com que frequência esse cenário de pior caso realmente ocorreu? Provavelmente nunca!

Mas, embora estejamos de alguma forma cientes disso, muitas vezes a única maneira de ficar mais tensos e nervosos é quando tentamos nos acalmar.Quanto mais forte e convulsivamente tentamos manter a calma, pior geralmente fica. Um verdadeiro círculo vicioso do qual não há como escapar à primeira vista.

Mas não precisa ser! É por isso que estou apresentando o assunto do nervosismo e da excitação neste artigo. Explicarei como a excitação e o nervosismo se desenvolvem psicologicamente, em primeiro lugar, e por que e como você deve agir proativamente contra isso. Finalmente, vou apresentar-lhe 4 medidas imediatas para que você saiba o que fazer em cada situação cotidiana no futuro, a fim de superar seu nervosismo na velocidade da luz.

Como surge o nervosismo e a excitação

Por que nós, humanos, sentimos excitação e nervosismo? Afinal, essas duas coisas são apenas duas variações da mesma coisa. A saber: medo! E o medo é apenas um indicador no início. Nada mais! O medo é um mecanismo evolutivo em nosso cérebro e subconsciente que supostamente nos avisa do perigo.

As reações descritas no início (palpitações, tensão etc.) devem preparar nossos ancestrais há milhares de anos para uma fuga ou, no pior dos casos, uma luta pela sobrevivência. Então era simples! O predador selvagem ou um guerreiro de outra tribo: esses eram nossos inimigos. O medo e o nervosismo eram, portanto, evolutivamente vantajosos para escapar dos perigos mais rapidamente ou cedo ou, em caso de dúvida, para ser mais eficiente.

Não é tão fácil hoje em dia. Não é tão fácil fugir de muitos perigos. E, no entanto, esse medo primordial e com ele o nervosismo permaneceram profundamente enraizados em nós. Mencionei um problema ainda maior acima. Vemos perigos onde não há nenhum. Nós apenas ficamos animados por causa de nossa própria imaginação.

Sintomas como palpitações ou suor nas mãos são de natureza física, mas o medo em si só se origina em sua cabeça. Um evento é neutro por uma fração de segundo até que o avaliemos. Acontece tão rápido que conscientemente nem percebemos esse processo. Memórias negativas e experiências de referência resultam em uma avaliação tão ruim da situação em nosso cérebro que nosso corpo se prepara para uma fuga ou uma luta. E hoje em dia chamamos esse estado de “nervosismo”, “excitação” ou “medo do palco”.

Dê uma olhada em um filme de terror sem som. De repente, não é mais tão assustador. A falta de música torna mais fácil ver as situações do filme sob uma luz diferente. Você o separa do enquadramento negativo e amedrontador e leva a coisa toda com humor e serenidade.

Crenças limitantes servem para proteger o ego. Porque o ego está apavorado. Medo de fracassar, de se envergonhar, de ser inadequado, de ser deixado para trás, etc. Portanto, muitas pessoas se “treinaram” para serem absolutamente pessimistas sobre as coisas da vida. Portanto, você sempre começa diretamente do pior cenário e, portanto, não tem mais autoconfiança .

Infelizmente, as crenças limitantes são uma maneira muito pobre de superar o nervosismo ou combater a excitação. A princípio, pode parecer bastante lógico: se eu presumo que as coisas estão indo muito mal na entrevista, então estou certo ou fico agradavelmente surpreso se tudo correr bem.

Como as crenças limitantes criam e reforçam o nervosismo

Subconscientemente, a mente tenta tirar a pressão de seus ombros com antecedência por meio de uma avaliação negativa da situação, a fim de enfraquecer as consequências de um futuro fracasso / fracasso no presente.

Mas, uma vez que você tenha começado com um ponto de vista tão negativo, sem nem mesmo perceber, você dá um passo mais e mais para o pior cenário e com isso o nervosismo aumenta automaticamente. O cérebro está cada vez mais projetando novas maneiras de como as coisas vão ficar ruins e o que pode dar errado. O medo puro começa a crescer em nós!

A consequência desastrosa disso é baixa auto-estima e autoestima,o que o deixará ainda mais nervoso e animado da próxima vez!

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Como o nervosismo e a excitação sabotam você

Nervosismo ou excitação não estão errados no início! É muito importante entender isso para podermos superá-lo na próxima etapa. Todo mundo sente uma sensação de formigamento, medo do palco ou nervosismo de vez em quando em situações novas e desconhecidas.

Mesmo os profissionais que dominaram algo com sucesso centenas ou milhares de vezes sentem um pouco de tensão todas as vezes. Só se torna um problema quando você começa a internalizar subconscientemente esse nervosismo e, em seguida, sabotar seu desempenho, em vez de estimulá-lo a dar o melhor de si.

Nosso subconsciente forma uma imagem de nosso comportamento. Esta autoavaliação é usada como referência para comportamento futuro. É, por assim dizer, um modelo que proporciona a essas pessoas um maior nível de autoconfiança. Pessoas que têm muito sucesso têm uma autoimagem extremamente positiva. Com cada decisão e cada aparência, eles extraem força dessa autoimagem muito forte. Isso automaticamente os faz parecer mais calmos e calmos no palco, por exemplo.

E porque você entra na situação excitante com um alto nível de autoconfiança, a probabilidade de você dominá-la com sucesso aumenta automaticamente, o que tem a conseqüência de que você se sentirá ainda mais autoconfiante depois e também usará esse eu recém-adquirido -confiança da próxima vez, contribua para a situação.

Depois de estabelecer essa espiral ascendente de autoconfiança, ela se tornará cada vez mais fácil para você e o nervosismo desaparecerá automaticamente ou se tornará tão baixo que você mal pode senti-lo mais.É como uma pedra pesada que se espera que você role montanha abaixo. No começo é muito difícil, ele mal sai do lugar. Mas, uma vez iniciado, ele ganha cada vez mais velocidade sozinho.

No caso do comportamento humano ou da psicologia comportamental, isso é conhecido como feedback positivo. Mas agora vem a má notícia. A coisa toda funciona e é muito mais comum ao contrário. Para muitas pessoas, não existe uma autoimagem positiva e reforçadora, mas uma autoimagem muito mais debilitante e fraca.

Provavelmente começou de forma bastante inofensiva. Uma vez tive uma experiência ruim aqui, uma vez senti excitação e nervosismo. Mas, em vez de interpretar tudo positivamente ou simplesmente esquecê-lo, a maioria das pessoas mergulha nessa experiência negativa e, assim, automaticamente lhes dá mais espaço e controle em sua (auto) consciência. Como resultado, em situações semelhantes, dúvidas surgem repentinamente sobre onde a autoconfiança deveria estar.

Quanto mais querem se acalmar, mais nervosos e excitados ficam.Cada novo fracasso alimenta a autoimagem negativa. É uma espiral negativa que alimenta nosso crítico interno, em vez de nossa força interna. Se você lutar contra a sua excitação e superar o seu nervosismo, você sairá desse círculo. Você será uma daquelas pessoas que não é guiada e sabotada pelo medo e pelo nervosismo pelo resto da vida.

Por que o nervosismo e a excitação são basicamente algo muito bom!

Ou alguém não tem absolutamente nenhum medo de palco e teve a sorte de nascer com pura autoconfiança, ou alguém está tão nervoso, mesmo com o menor desafio, que ele / ela apenas gagueja e não consegue pronunciar uma frase inteira. Nenhum medo do palco geralmente significa que a pessoa já sentiu que fez a coisa 100 vezes. Essa rotina dá segurança, mas muitas vezes tira toda a tensão e entusiasmo.

Na próxima vez que você sentir medo do palco, quando estiver excitado, não tente suprimi-lo. Diga a si mesmo: é ótimo sentir um pouco de entusiasmo, porque agora posso usar essa energia de uma forma positiva.

Dica de especialista: transforme o nervosismo e a empolgação em autoconfiança e expectativa

Uma segunda dica interna absoluta minha é o enquadramento positivo. Dessa forma, você simplesmente muda sua interpretação mental da situação atual e remove dúvidas sobre si mesmo, o que diminui instantaneamente o nervosismo e a excitação. Isso é extremamente eficaz, porque o medo sempre começa e termina, como eu disse, na cabeça.

Portanto, trabalhe para mudar sua perspectiva sobre uma situação que o preocupe no futuro. Tente colocar tudo em um novo contexto / estrutura, por assim dizer (isso é chamado de enquadramento na PNL).

Diga a si mesmo:“Nervosismo e entusiasmo são coisas positivas. Porque só posso ficar nervoso se houver também um desfecho muito desejável da situação (ambiente de aula expositiva após a entrevista, público entusiasmado após o discurso, etc.). “

Se não houvesse cenário em que a situação fosse um resultado for positivo / bem-sucedido, experimentaria sentimentos completamente diferentes, como culpa, depressão ou tristeza. Então, de certa forma, o nervosismo e a empolgação estão ansiosos pelo meu possível sucesso!

Novamente, porque isso era muito importante entender:Então, de certa forma, o nervosismo e a empolgação estão ansiosos pelo meu possível sucesso! Se você realmente compreender e internalizar a sabedoria e o poder contidos nesta frase pequena e imperceptível, não permitirá mais que sua excitação e nervosismo o paralisem no futuro. Pelo contrário, até o ajudará a fornecer o melhor desempenho. Esse tipo de enquadramento positivo permite que você (como um filme de terror sem som) veja sua situação atual sob uma luz diferente ou que ” aumenta a autoconfiança “.

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As 4 medidas imediatas para superar o nervosismo e a excitação

Medida imediata nº 1: respiração controlada e consciente

Quando você estava caçando ou fugindo de algo ou alguém na Idade da Pedra, sua respiração era extremamente rápida e superficial. O Panic & Anxiety garante a um nível físico que a respiração mais rápida aumenta o fornecimento de oxigénio aos músculos, tornando-os mais produtivos por um curto período de tempo.

Mas quando você estava seguro com sua tribo em uma caverna naquela época, sua respiração era mais profunda e relaxada. Isso fez com que o sistema do corpo reduzisse a liberação de hormônios do estresse, como a adrenalina, aumentando assim a expectativa de vida.

Por outro lado, podemos usar esta programação antiga e evolutiva. A respiração silenciosa no abdômen ainda sinaliza as partes primitivas do nosso cérebro (o chamado cérebro reptiliano ou tronco cerebral ) que você está seguro e que está tudo bem. Que não há razão para pânico, nervosismo e excitação em tudo.

Observe o seguinte ao respirar abdominalmente:

  • Inspire lenta e profundamente em seu estômago.
  • Tal como acontece com a mediação, concentre-se inteiramente no fluxo de sua respiração.
  • Visualize como o oxigênio flui através de seus pulmões e como seu corpo é suprido de maneira ideal com oxigênio.
  • Expire um pouco mais do que inspirou. Dica: contar mentalmente ajuda. Conte até 5 na inspiração e até 6. Na expiração, contar também o ajudará a relaxar e superar o nervosismo, porque você está se concentrando em algo que não alimenta seu medo.

A melhor coisa sobre essa ação imediata é que ela é incrivelmente eficaz e você quase não precisa de nada para ela. Uma certa dose de autoconfiança é importante. A respiração abdominal pode fazer maravilhas se você usá-la a tempo. Não adianta muito tentar usá-los rapidamente em 2 minutos quando já está totalmente nervoso.

É por isso que é necessário que você tenha parte de sua atenção no corpo: a excitação e o nervosismo costumam ser perceptíveis com uma respiração rápida e superficial e um batimento cardíaco acelerado. Se você reconhecer esses sinais em tempo hábil, pode começar imediatamente a usar a respiração abdominal por 2 a 3 minutos.

Ação Imediata Nº 2: Exercício / Esporte

Às vezes, você só tem vontade de fugir. Você está totalmente nervoso e quer fugir. Se sua situação permitir no momento, recomendo exercícios para superar esse nervosismo.

Tudo o que você pode realmente exaurir fisicamente alivia o estresse. E reduzir o estresse em um nível biológico significa que o coquetel de hormônios em nosso cérebro muda, o que afeta automaticamente a maneira como pensamos, o que por sua vez (como você já deve ter aprendido neste artigo) afeta o nível de nossa excitação e nervosismo.

O treinamento com pesos, corrida, natação, ciclismo podem fazer maravilhas quando se trata de superar o nervosismo e a excitação. Com ele, você se coloca em um “estado de espírito” completamente diferente em um piscar de olhos. Portanto, um estado de espírito que o liberta de seu nervosismo e excitação. Mover-se fisicamente é um dos métodos mais simples, mas ao mesmo tempo mais eficazes e rápidos para atingir esse estado mental aprimorado e, assim, superar o nervosismo.

Ação imediata nº 3: Movimentos de força / poses de poder

Você deve ter ouvido antes que quase 60% da comunicação humana ocorre no nível não verbal. Apenas por meio de gestos, posturas e expressões faciais, comunicamos uma quantidade incrível e podemos transmitir certos sentimentos ao nosso homólogo. Mas você também sabia que você ou seu estado de espírito também são influenciados por sua própria postura e gestos?

Imagine um ciclo: nossa postura influencia nossos pensamentos, nossos pensamentos, por sua vez, influenciam nossa postura e assim por diante e imediatamente. A fim de ter mais autoconfiança e, assim, superar a dúvida e o nervosismo, você deve prestar atenção com urgência a uma postura ereta, forte e autoconfiante .

Mas isso não é tudo.Quando for importante e você quiser combater rapidamente a excitação e o nervosismo, faça a chamada pose de poder por cerca de 1 a 2 minutos. Existem várias opções aqui. Claro, é melhor escolher uma variante que o faça se sentir mais confortável.

Um exemplo clássico é a pose do Superman. Para fazer isso, você empurra as costas, direciona o olhar para a frente e levanta o queixo novamente alguns centímetros. As pernas estão separadas na largura dos ombros, esticadas e firmemente ancoradas no chão. Ambos apontam para a frente. Você pode esticar os braços diagonalmente em direção ao céu em ambos os lados ou pressioná-los contra os quadris em um ângulo de 90 graus (o Superman).

Mesmo que você possa se sentir um pouco bobo no início, confie em mim aqui quando digo: Realmente faz maravilhas! Essas posturas de força garantem que, assim como com a respiração abdominal, o corpo comece a enviar automaticamente sinais ao cérebro, o que leva à liberação de hormônios e substâncias mensageiras que reduzem o estresse. Isso é clinicamente testado e comprovado!

E por falar nisso, também ajuda sorrir um pouco sobre você, o que também ajuda a aliviar o nervosismo e a tensão.

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Ação imediata nº 4: Afirmações e provérbios de poder

Frases de afirmação influenciam seus pensamentos, seus pensamentos influenciam sua linguagem corporal e influenciam toda a sua aparência e, por fim, também o nível de excitação e nervosismo.

Por exemplo, antes de uma apresentação, você pode repetir as seguintes frases de exemplo como um mantra. Ao fazer isso, você também está tirando um espaço no qual pensamentos negativos e dúvidas podem surgir.

  • Eu posso fazer isso!
  • Estou bem preparado!
  • Eu vou me divertir!
  • Estou completamente relaxado!
  • Sinto-me calmo e bem preparado!
  • Eu acredito em mim!
  • Eu sou autoconfiante!
  • Eu sou confiante!
  • Eu me dou a liberdade de ter sucesso!
  • Aceito meu entusiasmo e uso-o!
  • Aceito meu nervosismo e uso!

Essas frases não precisam ser incrivelmente complicadas. Tudo o que você precisa fazer é se sentir fortalecido e positivo. Essa é a linha de fundo. Eles têm que ativá-lo em um nível emocional. Se você recitá-los internamente em seu próprio ritmo, notará como eles desenvolvem seu efeito calmante, fortalecem sua autoconfiança e reduzem o nervosismo e a excitação.

Conclusão para: Superar o nervosismo e a excitação

Agora, vamos resumir novamente quais são as melhores medidas para superar de forma rápida e eficaz a excitação, o medo do palco e o nervosismo:

  • Esteja ciente de que o nervosismo começa e termina na cabeça!
  • Use a ferramenta de enquadramento: mude conscientemente como você interpreta / enquadra a situação
  • Use a respiração abdominal profunda para sinalizar calma e força para seu corpo e sua mente
  • Use exercícios físicos ou esportes para se colocar em um estado de espírito diferente no qual você não sinta mais medo, tensão e nervosismo
  • Insira Poses de Força e Movimentos de Força
  • Afirmações e frases poderosas para guiar seus pensamentos na direção certa

Portanto, use essas ideias valiosas no futuro (de preferência em uma combinação! ), Não apenas para superar a sensação de tensão e nervosismo, mas também para treinar e fortalecer automaticamente sua autoconfiança.

Em qualquer caso, desejo-lhe muita diversão agora e da próxima vez que se deparar com um desafio que note que te causa nervosismo e excitação, experimente este artigo e as dicas nele contidas.

Você verá que o nervosismo e a excitação não são tão ruins quanto você pode pensar no momento. E é bem possível que você reconheça que o nervosismo e a tensão não são seus inimigos, mas atésão ótimas ferramentas para o seu desenvolvimento pessoal !

“Se você não sente medo, você não é ativo o suficiente! O medo é mais do que apenas um sinal de que você está no caminho certo – o medo agudo também é um sinal de que agora é a hora certa de agir “

A “dica interna” para superar o nervosismo

Outra dica extremamente eficaz ou toda uma habilidade que pode ajudá-lo enormemente a controlar o sentimento de nervosismo e insegurança é a atenção plena . Se você quiser aprender mais sobre o que exatamente é isso e como você pode praticá-lo, escrevi um artigo muito detalhado para você aqui: Aprendendo e compreendendo a atenção plena – o guia final

Use seu potencial!

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