Como sair finalmente da zona de conforto

Como sair finalmente da zona de conforto

zona de conforto – quase todos e cada um de nós já ouviu esse termo em algum lugar. Por que você não deve apenas reconhecê-lo, mas entender muito mais profundamente e melhor, como tudo isso é crucial para o desenvolvimento de sua personalidade e como você pode usar sua zona de conforto para aumentar maciçamente sua autoconfiança , você descobrirá aqui em este artigo .

Qual é exatamente a zona de conforto?

Imagine que você acabou de tomar um banho. Como está terrivelmente frio lá fora, você esperou por este banho de espuma aquecedor o dia todo. Assim que você se deita na banheira, a água o envolve por todos os lados. ” Maravilhoso “, você apenas pensa consigo mesmo e fecha os olhos relaxado e satisfeito.

Um sonho real, não é?

Eu gostaria de usar esta pequena metáfora aqui para trazer o conceito de zona de conforto um pouco mais perto de você. Cada um de nós passa a maior parte de sua vida nessa banheira – ou seja, sua própria zona de conforto pessoal .

Seguimos nossas rotinas, dirigimos da mesma maneira para o trabalho, pedimos a mesma cerveja todas as sextas-feiras em nosso bar favorito e praticamos o mesmo esporte há anos. Por si só, porém, estabilidade e repetição não são absolutamente nada ruim na vida!

O modelo de 3 zonas da zona de conforto é dividido em zona de conforto, zona de crescimento e zona de pânico

No entanto, a suposta estabilidade muitas vezes é acompanhada por uma estagnação deliberada e que se espalha lentamente – e em algum ponto percebemos que estivemos em um beco sem saída em nossas vidas por um longo tempo. Mentalmente, você pode imaginar essas rotinas e processos regulados exatamente como a banheira de aquecimento – tudo parece tão familiar e agradável nela, mas não chegamos a lugar nenhum / avançamos!

Mas você realmente quer passar a vida inteira naquela banheira pequena e confinada?

A zona de crescimento

Claro que não! Porque a zona de aprendizado e crescimento está bem em torno de sua zona de conforto (como um casaco largo) e é exatamente onde toda a mágica acontece, por assim dizer! É aí que ocorre o desenvolvimento pessoal real e rápido .

Simplificando, esta é a área de sua vida e de seu caráter que lhe custa superação, disciplina e motivação. O limite de sua zona de conforto para sua zona de crescimento está sempre lá, onde você tem que se dar um empurrão para dizer ou fazer algo específico. Seja algo como conversar com um estranho e flertar com ele, correr de manhã cedo ou fazer algo como saltar de pára-quedas de um avião.

Onde quer que você encontre essa sensação inicialmente incômoda de medo, insegurança ou nervosismo , geralmente há uma estreita fronteira que separa sua zona de conforto da zona de crescimento / aprendizagem.

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A zona de pânico

Mas a zona de crescimento também está, e a maioria nem tem consciência disso , rodeada por outra zona, nomeadamente a chamada zona do pânico. Esta é a área onde você começa a exceder suas habilidades naturais, talentos e possibilidades a tal ponto que aumenta o perigo de invocar consequências e consequências indesejadas .

Tenha cuidado e não exagere!

Se você comparasse tudo por um momento com um elástico que você estica entre as mãos e a tensão aumentasse cada vez mais com o afastamento constante das mãos, a zona de pânico é a área onde a tensão está tão ameaçadoramente próxima de a resistência à tração do elástico aproxima -se do risco de se romper a qualquer momento.

Por que muitas vezes é difícil para nós deixarmos nossa zona de conforto

É claro que, no início, você fica com medo de sair de sua zona de conforto. E ninguém pode / deve obrigá-lo a fazer isso! É perfeitamente normal ficar na sua zona de conforto pelo resto da vida, se esse for o seu desejo consciente.

A única coisa que conta são as exigências que você faz, pois há muitas pessoas que quase nunca saem da sua zona de conforto. Você simplesmente se juntaria a um grupo de pessoas que prefere seguir sua “rotina diária” segura em vez de ousar e arriscar alguma coisa.

Se você pesar se deve correr um ou outro risco, descobrirá que são sempre os mesmos fatores que o impedem. Em primeiro lugar, conveniência, é claro.É tão confortável em nossa banheira quente, por que você deveria se levantar agora? Isso não tem 10 minutos restantes?

O medo é ainda mais cativante. Isso pode ser dividido em três medos principais, que nós, humanos, quase todos sentimos mais ou menos fortemente, e que dominam nosso cérebro em muitas decisões:

  • O medo do fracasso: tememos a mudança porque podemos falhar. Vemos apenas o risco, não nossas próprias oportunidades. Muitas vezes, o fracasso em uma área está associado ao fracasso como pessoa (o que é besteira!)
  • O medo do esforço: o esforço mental, assim como o físico, é uma das principais razões pelas quais não nos tornamos ativos. Em vez de nos tornarmos proativos, nos deixamos levar pelo prazer momentâneo e preguiçar.
  • O medo da rejeição: provavelmente o bloqueio mais forte em nós. Especialmente quando você considera que o reconhecimento é frequentemente visto como uma necessidade humana psicológica básica. Em nosso ambiente conhecido e familiar, temos um nome e desfrutamos de uma certa apreciação. O medo de ficar completamente “nu” em um novo contexto nos paralisa.

Como começar a sair ativamente e expandir sua zona de conforto

É melhor deixar sua zona de conforto em pequenos passos – não em grandes saltos

A sua zona de conforto é limitada, a zona de crescimento e as novas possibilidades são virtualmente ilimitadas. Em vista do que está reservado para você, você pode perder a coragem. Se você estabelecer metas muito grandes desde o início, corre o risco de se frustrar rapidamente.

A solução? Basta começar em pequenos passos. Como resultado, você ganha ainda mais confiança em suas próprias habilidades durante o processo, sua zona de conforto aumenta e, assim, garante acesso a novas áreas e habilidades recém-aprendidas como atenção plena, consciência ou força mental aceleram seu caminho.

Portanto, o processo de crescimento é autocatalisador.Como uma avalanche que começa como um pequeno deslizamento de neve e depois se torna imparável. Quem teria pensado no início que uma quantidade tão pequena de neve poderia atingir tais proporções? – O mesmo acontece com o desenvolvimento da sua personalidade : depois de começar, você sempre vai se deparar com novas áreas que lhe interessam e o levam mais longe.

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Aqui estão algumas pequenas sugestões para você, com as quais você pode começar a sair da sua zona de conforto:

  • Não se deixe limitar pelas opiniões dos outros e pare de se preocupar com o que os outros pensam.
  • Levante-se mais cedo para meditar , por exemplo, para tomar um banho frio ou dar um passeio ao ar livre.
  • Mude suas rotinas! O seguinte se aplica aqui: coragem para mudar. Nada é imutável e as rotinas geralmente fundamentadas oferecem um ponto de partida para uma lufada de ar fresco em sua vida.
  • Pense sobre o que você deseja alcançar nos próximos 5 anos e escreva uma lista de seus objetivos: Pense por si mesmo quantos desses objetivos e sonhos você pode alcançar dentro de sua zona de conforto, ou onde e como você pode alcançá-los no futuro. deixar
  • Vá às compras com um amigo e mude de roupa.
  • Encontre um novo hobby ou, finalmente, coloque uma velha paixão em prática.

6 estratégias concretas para deixar / expandir sua zona de conforto

1. Enfrente pequenos desafios diários

Muito específico, implementável diretamente e não muito difícil para começar: Crie pequenos desafios em sua rotina diária. Desta forma, você pode explorar e expandir os limites de sua zona de conforto aos poucos.

Exemplos concretos de como você pode deixar sua zona de conforto:

  • Pergunte a duas pessoas como chegar à estação de trem ou o horário.
  • Mantenha contato visual com as pessoas que estiverem caminhando em sua direção na zona de pedestres e cumprimente-as calorosamente.
  • Vá às compras de shorts (no inverno – mas não pegue um resfriado;)).

2. Faça um compromisso social

Essa estratégia é ouro puro para você, especialmente se não for fácil para você fazer as coisas que se propôs a fazer. Encontre um confidente próximo (círculo de amigos ou família) e informe-o sobre seus planos, por exemplo, que você deseja acordar 30 minutos mais cedo todas as manhãs para tomar um banho frio e meditar.

Conhecer a si mesmo já pode ter um efeito motivador. Como alternativa, você pode dizer a ele todas as semanas como as coisas estão indo e se você está progredindo. A última etapa de escalonamento seria um depósito (€) que você confia a ele. Se você não cumprir sua meta conscienciosamente, sua confidente pode ficar com o dinheiro.

3. Ganhe um parceiro de desafio

A maioria das pessoas conhece isso do esporte: o parceiro de treinamento. Mas você também pode encontrar um parceiro ou aliado no desenvolvimento pessoal . Se você não consegue pensar em ninguém em seu ambiente, você pode encontrar pessoas com ideias semelhantes em seminários, no Facebook ou em um novo esporte.

Assim como no treinamento, um parceiro pode ajudá-lo a não recuar. Os desafios diários para superar os medos também podem ser enfrentados melhor juntos, já que vocês não têm mais a sensação de ter que lutar contra o resto do mundo por conta própria.

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4. Defina para si uma recompensa super atraente

Você está usando uma técnica muito simples de condicionamento operante ou reforço positivo da psicologia comportamental. Seu cérebro percebe que uma determinada ação (ação) é seguida por algo bom. Como resultado, você achará cada vez mais fácil superar a si mesmo se recompensar regularmente depois disso. Por exemplo, você pode passar uma noite de bem-estar na sauna ou fazer uma massagem. Você pode fazer compras em outra cidade (com alguns desafios do dia a dia;)) ou sair com amigos para festejar.

5. Técnica de visualização

Se você tem medo de enfrentar algo, ainda pode fazer isso e ter sucesso com a técnica de visualização .

Por um lado, você pode imaginar o melhor cenário possível: volte aos antigos sucessos e experiências e tente transferir o sentimento de quando você o fez / puxou para a situação atual da forma mais realista possível. Imagine como as pessoas estão entusiasmadas com sua apresentação, como você se diverte apresentando e como serão fantásticos os aplausos.

Por outro lado, você também pode imaginar o pior cenário possível:Desta vez com a intenção de que você perceba quantas vezes tememos e nos limitamos sem motivo. Freqüentemente, a “pior” coisa que pode acontecer é fazer-nos passar por idiotas (na frente de pessoas que mal conhecemos e de cuja opinião não precisamos nos preocupar). Imagine esse cenário com calma e perceba que a vida continua de qualquer maneira. Não importa se aquela situação em sua vida foi um pouco embaraçosa.

6. A regra dos 5 segundos

O não-plus-ultra das técnicas! Especialmente com pessoas que rapidamente se perdem em pensamentos negativos: se você apenas agir diretamente, não terá tempo para hesitar e pensar por muito tempo. Essa técnica pode parecer a mais simples, mas realmente tem tudo. Na minha opinião, uma das melhores maneiras de sair de si e realmente expandir sua zona de conforto.

Quando estou no banho de manhã, também não tenho vontade de abrir a torneira para gelar, embora saiba como vou me sentir bem depois disso! Então, eu só conto até 5 e abro a torneira. O essencial é:Depois de contar 5, você também deve agir. Se for assim, não desista e tente absolutamente não pensar!

Conclusão: Saia da sua zona de conforto – MAIS FÁCIL!

Freqüentemente, em retrospecto, as coisas que mais formaram em minha vida foram aquelas que antes não eram totalmente certas. O que eu posso até estar apavorado no começo. A experiência de se superar em particular contribui imensamente para o crescimento pessoal. Você definitivamente vai concordar, não é?

Neste artigo, apresentei muita teoria e também algumas técnicas práticas. É muito fácil sair da sua zona de conforto: basta agir. Apenas fique ativo. Apenas comece! E sim, eu sei que infelizmente parece muito mais fácil do que normalmente é quando chega a hora da verdade.

Se houvesse apenas uma coisa que eu pudesse dar a você sobre este assunto, seria definitivamente a regra dos 5 segundos. Ele incorpora toda a mensagem que quero transmitir a vocês aqui. A saber: a vida existe para ser vivida! A melhor coisa a fazer agora é fazer uma coisa que você deseja fazer na próxima vez. Então você conta até 5 e consegue!

Use seu potencial!

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