Como se livrar dos pensamentos negativos

Como se livrar dos pensamentos negativos

Dúvida, sentimento de culpa, reprovação, insegurança, pânico, estresse, depressão … A lista de termos que estão diretamente relacionados aos nossos pensamentos e que podem literalmente sabotar e arruinar não só o nosso dia, mas até mesmo toda a nossa vida é muito longa .

Esses pensamentos negativos e, na maioria, até mesmo automáticos são extremamente deprimentes, eles nos roubam muita energia e joie de vivre, eles são a principal razão pela qual muitas pessoas não conseguem o que desejam e ao mesmo tempo nenhuma pessoa neste planeta é libertada deles – nem uma vez o Dalai Lama ou Elon Musk.

Felizmente, no entanto, pode-se aprender a obter maior controle sobre os próprios pensamentos (negativos)e controlá-los melhor para trazer mais satisfação, calma e sucesso em sua vida. Você pode descobrir exatamente como isso deve funcionar aqui neste artigo. Apenas continue a ler!

O que você vai aprender

O poder de nossos pensamentos

Como nossos pensamentos (negativos) controlam toda a nossa vida

Nossos pensamentos afetam todos os aspectos de nossa vida! Nossa felicidade, nossa paz interior, nossa autoconfiança, nossa parceria e relacionamentos, nosso sucesso no trabalho, até mesmo nossa saúde! O que parece lógico à primeira vista pode até ser confirmado cientificamente.

Em nosso cérebro, existem áreas separadas que são responsáveis ​​apenas por interpretar a realidade. As informações que chegam ao nosso cérebro por meio de nossos órgãos sensoriais são primeiro filtradas lá e então classificadas em um contexto mental, que é o que as torna significativas para nós em primeiro lugar.

E o mesmo significado que atribuímos a algo em nossas mentesé a origem de uma emoção ou estado de espírito que sentimos, que é, em última instância, a fonte motriz de todas as decisões e ações que tomamos ou realizamos em nossas vidas.

“Você será o que você pensa!”- Jim Rohn

A percepção torna-se automaticamente interpretação (inconsciente), a interpretação torna-se significado, o significado torna-se emoção e a emoção torna-se uma decisão ou ação, o que, em última análise, cria um certo resultado. É exatamente assim que nossos próprios pensamentos e padrões de pensamento (inconscientes) controlam, em última instância, toda a nossa vida.

O vislumbre de esperança no horizonte:

Felizmente, cientistas e psicólogos foram capazes de provar através de incontáveis ​​experimentos e estudos nas últimas décadas que os humanos são capazes de construir um controle cada vez maior sobre seus próprios pensamentos e precisamente este mecanismo de percepção-interpretação na mente , a fim de evitar negativos ou efeitos indesejáveis ​​Ser capaz de interromper os pensamentos e padrões de pensamento precocemente e, assim, conter seus efeitos sabotadores / negativos em sua própria vida.

Resumindo: está cientificamente comprovado que você pode se tornar o mestre de seus pensamentos e, assim, automaticamente de suas emoções e sentimentos!

Mas para conseguir isso, é o primeiro passoEm primeiro lugar, é importante entender um pouco melhor quais são as causas mais comuns de pensarmos negativamente ou de nos envolvermos em preocupações e problemas e, de alguma forma, não conseguirmos mais escapar deles.

As causas e fontes mais comuns de pensamentos negativos

Causa # 1: Limitações e crenças negativas

Nosso cérebro ou subconsciente (infelizmente) frequentemente faz todo o trabalho difícil, mas importante, para nós e coloca nossa consciência no piloto automático, por assim dizer. Conforme mencionado acima, ele filtra informações relevantes ou usa o passado para fazer previsões sobre como devemos nos comportar ou sentir da melhor maneira no futuro.

Essas chamadas crenças surgem do que experimentamos (muito disso pode ser rastreado até nossa primeira infância e influências / educação dos pais ) e frequentemente servem como a base para a primeira reação a uma situação nova / futura.

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Nem todos os nossos pensamentos são amigáveis ​​conosco!

O grande problema com isso, entretanto, é que nós, humanos, rotulamos automaticamente nossas crenças como fundamentalmente verdadeiras e corretas em um nível muito profundo do subconsciente e, portanto, não as questionamos mais. Então, de acordo com o lema: “Porque eu acredito, também será verdadeiro / certo!”

Assim pode acontecer rapidamente que crenças se alojem em nossas mentes , o que na verdade nos limita, nos rouba de nossas possibilidades e nossa satisfação e assim que eles simplesmente não são bons para nós .

Este tipo de crença é chamada de crença negativa ou limitante e eles são uma das fontes mais comuns de pensamentos negativos, padrões de pensamento e preocupações!

As crenças limitantes típicas são algo como: “ Já estou muito velho para isso! “,” Não sou bom o suficiente para isso! “,” Eu não pareço atraente! “,“ Eu simplesmente não sou inteligente o suficiente! “,“ Os outros são os culpados de tudo! “,” Eu nunca poderei fazer isso! “…

Causa # 2: uma autoimagem negativa / limitadora

Assim como temos uma certa imagem mental de outras pessoas que conhecemos ou às vezes até não conhecemos ( palavra-chave: celebridades e figuras públicas), no fundo do nosso subconsciente temos essa imagem mental de nós mesmos!
Portanto, essa autoimagem é a forma como julgamos nosso próprio caráter, inteligência, ações passadas e capacidades presentes. Essa autoimagem é composta por uma série de crenças que estão diretamente relacionadas a nós mesmos ou a situações passadas nas quais estivemos envolvidos.

Mude sua autoimagem e você mudará a qualidade de seus pensamentos!

A autoimagem e o trabalho com ela é um tópico tão grande e importante na psicologia e no desenvolvimento da personalidade que eu não poderia cobrir tudo isso em poucas linhas. Por enquanto, só é importante que você entenda que sua autoimagem pode ser uma fonte maciça de pensamentos e preocupações automaticamente negativos, mesmo sem você estar realmente ciente deles.

Porque não é incomum que pensamentos negativos, que superficialmente possam ser atribuídos a um determinado evento ou situação, na verdade surgem em um nível mais profundo da autoimagem de uma pessoa. Portanto, pergunte-se neste ponto muito conscientemente:O que eu penso e acredito de mim mesmo?

Causa # 3: um ambiente negativo

Você é a média de suas 5 pessoas mais próximas! Esta afirmação é quase um clássico absoluto no campo do desenvolvimento da personalidade e muitos já a ouviram antes.

Mesmo que, em minha opinião, não deva ser levado muito estritamente, ainda há uma enorme quantidade de verdade nisso e as pessoas com quem muitas vezes nos cercamos, sem dúvida, têm um efeito enorme em nossos pensamentos diários , mas também em nossos. crenças e convicções mais profundas, que, como você acabou de aprender, podem ser uma grande fonte de pensamentos automaticamente negativos.

Você não precisa ser um cientista espacial para entender que quando você se cerca muito de pessoas que parecem ter que lutar muito com pensamentos e interpretações negativas, que então lidam com o mundo quase continuamente na forma de fofoca, a condenação e a crítica compartilham, a coisa toda tem um efeito tóxico sobre seus pensamentos e sentimentos.

Portanto, pare um momento e avalie suas pessoas mais próximas. Existe alguém que é um catalisador para seus pensamentos negativos?

Causa # 4: um crítico interno poderoso

Cada um de nós tem uma parte em nossa psicologia chamada crítica interna. Com alguns, ele fala com frequência, com outros com menos frequência. O crítico interno é aquela parte de nossa consciência que os ladrões “ficam felizes” com situações ruins, problemas ou bagunça.

Porque isso lhe dá a oportunidade de nos bombardear em nossas mentes com acusações ou repreensões ou apenas sussurrar as perguntas erradas para nós. Pensamentos negativos automáticos também podem surgir na forma de perguntas aparentemente mais inofensivas . Nossa mente tenta instintivamente encontrar uma resposta para uma pergunta que lhe apresentamos.

E se o crítico interno somos nós agoraservindo constantemente perguntas orientadas para o problema em vez de perguntas orientadas para a solução , não podemos mais fugir do problema e até mesmo apenas reforçar esse carrossel de pensamentos negativos.

  • Por que sempre eu?
  • Por que isso teve que acontecer?
  • Por que sempre tenho azar enquanto os outros têm sorte?
  • Por que falhei na entrevista?
  • Por que ele / ela me rejeitou?

O único problema real com esse tipo de pergunta é que ela não apenas dá ao seu crítico interno um grande poder na discussão intelectual , mas também que, mesmo depois de respondê-la, você fica parado no local e não faz nada para ajudá-lo.

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As 5 medidas imediatas para se livrar de pensamentos negativos

Ok, depois que você aprendeu as causas e fontes mais comuns para pensamentos negativos (automáticos), vamos definir o tempo e as técnicas para dicas específicas na próxima etapa, com as quais você pode reconhecer tais pensamentos negativos, é melhor no início e então, conscientemente, pare e deixe pode ir .

Ação imediata nº 1: livre-se de pensamentos negativos anotando-os

O efeito de alívio de anotar preocupações e pensamentos pode ser sentido quase imediatamente , e é por isso que esta é a primeira e mais fácil medida imediata para interromper os pensamentos negativos. Em vez de pensar sobre o tópico que o está incomodando e refletindo sobre ele continuamente, você está mudando o processo para um pedaço de papel.

A escrita livre é uma ótima técnica de relaxamento e ajuda você a relaxar

Para fazer isso, basta colocar um pedaço de papel em branco na sua frente durante este exercício e começar a escrever tudo o que o move, do que você tem medo, qual é exatamente o problema, como você acredita que ele surgiu e como poderia ser resolvido. Confie em mim! Pouco tempo depois, você notará como é bom ” escrever algo da alma “.

Leve o tempo que precisar! Além disso, depois de uma semana, você pode dar uma nova olhada no que escreveu durante este exercício. Com esta distância temporal, as coisas provavelmente não parecerão mais tão ameaçadoras, ou novas percepções e perspectivas se abrirãoque tornam mais fácil para você controlar o fluxo de pensamentos negativos e pensar de forma mais positiva.

Ação imediata nº 2: livre-se de pensamentos negativos por meio da meditação

Qualquer pessoa pode meditar em quase qualquer lugar. Você não precisa se tornar um monge para isso! No final das contas, a meditação consiste em se tornar mais consciente de seus próprios pensamentos e, na próxima etapa, tentar reduzir um pouco esse nível de ruído mental.

Existem diferentes variantes de meditação. Por exemplo, você pode se concentrar em uma palavra simples que é repetidamente dita em voz alta em sua mente ( por exemplo, “ohm”, “silêncio”, “paz” ) ou, em muitas outras variantes de meditação, você se concentra no ritmo de sua respiração.

Enquanto você deixa seus pensamentos irem, você tenta manter parte de sua atenção com sua respiração e sempre volta a ela. Como resultado, você não se detém em pensamentos (negativos) por muito tempo, mas, ao mesmo tempo, também não os suprime e reprime.

A meditação é muito mais como ouvir o corpo e a mente. Você anota a resposta, mas não fica pensando nela por mais tempo do que o necessário. Você me solta! É assim que a meditação funciona em sua essência.

Para um guia muito detalhado sobre este tópico, recomendo meu artigo:
➡️ Aprendendo a meditar – O guia definitivo para iniciantes.

Ação imediata nº 3: livre-se de pensamentos negativos por meio da atenção plena

A plena atenção é muito adequada para desacelerar a vida cotidiana e, portanto, sua mente e também para sentir mais alegria , direcionando conscientemente o seu foco para ” as coisas pequenas / bonitas da vida “.

Se você ainda não está familiarizado com o conceito de atenção plena , recomendo enfaticamente que estude meu artigo sobre este tópico:

➡️ Aprendendo atenção plena – O guia definitivo!

A ideia central é que os pensamentos negativos se referem principalmente ao futuro ou ao passado e, portanto, o objetivo da atenção plena é demorar mais no momento presente (ou seja, o presente) .

Algumas coisas que você pode tentar imediatamente:

  • Ande descalço pelo apartamento e tente perceber o subterrâneo da forma mais consciente e cuidadosa possível.
  • Esteja mais atento e mais atento aos ruídos que estão acontecendo ao seu redor neste momento
  • Decida uma cor antes de sair de casa e sempre fique de olho nela no dia a dia e conte quantos objetos interessantes dessa cor você descobriu.

Talvez essas 3 medidas de emergência extremamente simples pareçam um pouco banais ou até mesmo ridículas para você, mas acredite, elas funcionam! É muito simples: se você estiver mais atento e presente e entrar mais no silêncio do presente , de repente o espaço em que os pensamentos negativos e as preocupações podem existir torna-se cada vez menor . Portanto, certifique-se de experimentar!

Ação imediata nº 4: pare e livre-se de pensamentos negativos imediatamente por meio de exercícios

Nós, humanos, somos seres biológicos e por esta razão nosso cérebro e, portanto, nosso mundo de pensamentos também estão sujeitos a influências e fatores bioquímicos . Por exemplo, a pesquisa do cérebro mostrou há muito tempo que os dois neurotransmissores serotonina e dopamina são dois blocos de construção extremamente importantes quando se trata de quão satisfeitos e felizes nos sentimos .

Se uma pessoa sofre de carência crônica dessas substâncias mensageiras, não é incomum que ela desenvolva doenças mentais, como depressão ou esgotamento. O reverso positivo desse fato, entretanto, é que podemos influenciar ativamente nosso humor e, portanto, nossos pensamentos por meio desses dois hormônios !

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Mexa-se e saia do carrossel do pensamento!

Simplificando: mais serotonina e dopamina no sangue leva automaticamente a menos pensamentos negativos e preocupações! E uma das maneiras melhores e, ao mesmo tempo, mais simples, que você pode usar para controlar o nível de serotonina e dopamina em um corpo, é o exercício físico ou esporte.

Durante ou após o exercício, o cérebro libera muitos hormônios redutores de estresse e substâncias mensageiras (incluindo serotonina e dopamina), que nos fazem sentir melhor imediatamente e, portanto, nos fazem pensar melhor / mais positivamente novamente. Não é sem razão que muitas pessoas costumam dizer que vão ao esporte para clarear a cabeça.

Ação Imediata nº 5: Reenquadramento – Substitua imediatamente pensamentos negativos por positivos

Por último, mas não menos importante, gostaria de apresentar a você uma técnica para interromper pensamentos negativos que vêm do campo da programação neurolinguística (PNL) . Esta técnica é sobre perceber pensamentos negativos e padrões de pensamento mais rápido no futuro e , em seguida, percebê-lospara substituí-lo por pensamentos mais positivos por meio do desvio e repetição consciente e, então, ancorar tudo no subconsciente .

Mas, primeiro, uma observação: essa técnica certamente não se trata de tentar ” pensar compulsivamente de maneira positiva e feliz ” e de bloquear ou suprimir pensamentos e sentimentos negativos.

É claro que é certo e às vezes até saudável ficar triste, decepcionado ou frustrado em certas situações. O método a seguir visa apenas dar-lhe um plano muito concreto sobre como você pode parar propositalmente e se livrar dos pensamentos negativos irracionais, de modo que não tenha que se expor ainda mais aos efeitos negativos deles.

A técnica de 4 etapas para se livrar de pensamentos negativos com a ajuda da resignificação:

  • Passo 1: Torne-se mais consciente de seus pensamentos negativos ou crenças limitantes: Observe mais de perto como isso acontece e tente ganhar energia e controle sobre sua mente e sua consciência. Por exemplo: “Não sou bom o suficiente!”
  • Passo 2: Questione seus pensamentos ou crenças: Verifique se este pensamento é útil para você ou se ele o retarda e o limita. Seja o mais crítico possível aqui e não deixe seu crítico interior intimidá-lo ou convencê-lo rapidamente. Neste ponto, pergunte-se como você se sentiria e agiria se não tivesse esse pensamento.
  • Passo 3: Encontre um pensamento alternativo (pensamento substituto) que lhe dê energia e motivação em vez de atrapalhar você. Por exemplo: “Vou trabalhar em mim e em meus objetivos e ficar um pouco melhor a cada dia!”
  • Passo 4: Aja de acordo com este pensamento alternativo / positivo na vida cotidiana: Escreva seu novo mantra mais positivo, pendure-o e repita-o mentalmente e em voz alta de vez em quando. E quando surgir a situação em que esse novo pensamento é posto à prova, por assim dizer, aja de acordo para passar a mudança positiva no pensamento para o seu subconsciente.

Palavra final : livre-se de pensamentos negativos e pare-os

Espero sinceramente ter podido ajudá- lo um pouco mais com este artigo e que você não apenas tenha entendido o enorme poder que nossos pensamentos têm sobre toda a nossa vida, mas especialmente que tenha reconhecido que é possível aprender os seus próprios. Para controlar melhor os pensamentos e, assim, parar automaticamente os pensamentos negativos .

Quero ser completamente honesto e aberto com você agora. O que vimos aqui funciona, como muito no desenvolvimento pessoal, não com um estalar de dedos. Só porque agora você aprendeu um pouco mais sobre este tópico e recebeu algumas técnicas concretas com as quais você pode parar e se livrar dos pensamentos negativos mais rápido, infelizmente, isso não significa que tudo funcionará para você a partir de amanhã comece a trabalhar.

Aprenda a controlar seus pensamentos (negativos) e você controlará toda a sua vida!

Parar os pensamentos negativos e ser capaz de controlar melhor os seus pensamentos e assim também as emoções é algo que exige tempo, um maior grau de consciência e prática! Como qualquer outra habilidade na vida que valha a pena aprender e dominar, a habilidade de controlar os pensamentos é algo que você tem que treinar e trabalhar.

Mas posso prometer que nenhuma outra habilidade lhe trará retornos tão positivos como esta. Porque aqueles que aprenderam a controlar seus pensamentos aprenderam a dirigir seu próprio destino!

“ Preste atenção aos seus pensamentos porque eles se tornam suas palavras. Cuidado com suas palavras, pois elas são suas ações. Vigie suas ações, pois elas se tornam seus hábitos. Cuidado com seus hábitos, pois eles se tornam seu caráter. Preste atenção no seu personagem porque ele se tornará o seu destino! ” – Talmud

Use seu potencial!

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