Mais confiança – Os 7 melhores exercícios rápidos

Mais confiança – Os 7 melhores exercícios rápidos

A autoconfiança não é um traço de personalidade, é uma questão de prática! Felizmente! Porque isso significa que você pode construir e treinar ativamente sua autoconfiança. Assim como você pode ir à academia para fortalecer sua resistência e músculos, também existem vários exercícios com os quais você pode fortalecer e desenvolver sua autoconfiança.

Neste artigo, apresentarei os 7 melhores exercícios de autoconfiança que você pode usar a qualquer hora e em qualquer lugar para aumentar sua auto-estima e autoconfiança e, assim, logo se tornar significativamente mais autoconfiante.

Afinal, o que é autoconfiança e você pode construí-la?

Em psicologia, a autoconfiança é expressa simplesmente como “a convicção de que você tem valor e que merece a felicidade” . Auto-estima é outra palavra para isso. Então, quando você está confiante, você acredita que tem valor como pessoa. Além disso, a definição de autoconfiança também ressoa com a ideia de autoeficácia ou autoconfiança .

É a convicção de que você é capaz de atingir objetivos e realizar tarefas com sucesso por meio de suas habilidades e força de vontade . Se você seguir a crença: “ Tenho valor, sou capaz! “Ainda não internalizei, então preparamos 7 exercícios e técnicas para você, graças aos quais você se tornará mais autoconfiante.

Quais são os desafios da zona de conforto?

“A zona de conforto é um lugar confortável. Mas você não vai crescer e se tornar mais autoconfiante lá! “

Para construir e fortalecer sua autoconfiança, é essencial deixar a sua zona de conforto regularmente . Se você está se perguntando o que exatamente essa zona de conforto deve ser e como pode deixá-la, recomendo este artigo:

➡️ Saia da zona de conforto: é assim que você cresce além de si mesmo!


Em suma, a zona de conforto é a área da sua vida ou da sua personalidade que é fácil para você e que é confortável e fácil para você. Mas, para se tornar mais autoconfiante, você precisa aprender a sair dessa área. E é exatamente isso que funciona com os chamados desafios da zona de conforto , que você enfrentará usando as seguintes técnicas!

Exercício 1: Mantenha contato visual direto

“ Os olhos são a porta da alma. “, é [chamado. Talvez nos deixe tão nervosos olhar alguém nos olhos porque torna sua própria alma acessível? Esteja você flertando ou negociando um salário, o contato visual transmite autoconfiança – e o torna um candidato mais atraente.

Mas olhar alguém diretamente nos olhos também é um ótimo treinamento para sua autoconfiança, que você pode praticar a qualquer hora e em qualquer lugar. Dê pequenos passos e olhe sua contraparte nos olhos por apenas um, depois dois, depois três segundos.

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Você pode (conscientemente) se olhar nos olhos?

Você também pode começar primeiro consigo mesmo e olhar seu reflexo nos olhos o máximo possível. Parece meio mundano e pode parecer um pouco estúpido no início, mas este é realmente um exercício eficaz para se tornar mais confiante.

Exercício 2: mantenha um diário de gratidão

O que o autor do best-seller Tim Ferris e o popular apresentador de talk show Oprah Winfrey têm em comum? Ambos juram por seu ritual de gratidão diário. A gratidão o torna mais confiante ao focar sua atenção no que você já possui. Você tem muitos tesouros e recursos – e com isso quero dizer mais do que apenas dinheiro – que o tornam uma pessoa incrivelmente valiosa.

O que você é grato em sua vida?

Talvez você tenha um maravilhoso senso de humor que usa para fazer você e os outros rirem continuamente? Talvez você tenha pessoas em sua vida em quem possa sempre confiar? Crie o hábito de escrever regularmente o que você é grato, a fim de se conscientizar do valor de sua vida! Você verá: a gratidão não apenas é muito boa e o faz feliz, mas também o torna mais autoconfiante.

Exercício 3: Aprenda a meditar

Mostra grande apreço por si mesmo quando você reserva um tempo para meditação e paz interior. Os 3, 5 ou 10 minutos de sua prática de meditação são todos sobre você. É sobre como você se sente e o que está em sua mente. Você merece este precioso momento de descanso e mostra grande autoconfiança quando você está ciente disso. Se você ainda não sabe exatamente o que é meditação e como começar, posso recomendar este artigo:

➡️ Aprenda meditação – O guia ideal para iniciantes


Além disso, a meditação é um ótimo remédio para pensamentos ansiosos, inseguranças, nervosismo e autojulgamento . Então, todas as coisas que sabotam sua auto-estima e sua autoconfiança . Quantas vezes você pensa “ Eu não posso fazer isso. Isso não vai dar certo! “?

A meditação ajuda você a se livrar de seus medos!

E enquanto medita, você está praticando para dar menos importância a exatamente esses pensamentos ou para abandoná-los mais rápida e facilmente . Como resultado, você automaticamente se torna mais corajoso, tem mais confiança em si mesmo e, portanto, é claro, também se torna mais autoconfiante.

Exercício 4: faça um discurso

Só a ideia de falar na frente de uma platéia já te faz suar na testa? Então, este é um excelente indicador de seu desafio final de zona de conforto. Aproveite a próxima oportunidade para fazer uma palestra, palestra ou apresentação. Seja em um contexto profissional ou privado.

Você também pode começar devagar e fazer uma apresentação ao seu melhor amigo para se aquecer um pouco primeiro. Mas para realmente treinar sua autoconfiança com este exercício, é aconselhável falar na frente de um grupo de estranhos o maior possível! Porque lembre-se : se algo o assusta e você enfrenta isso, você e sua autoconfiança aumentam enormemente!

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Exercício 5: fale com calma, clareza e 25% mais alto

As mulheres, em particular, muitas vezes sofrem com o problema de serem ignoradas e não respeitadas porque não ousam falar um pouco mais alto. No entanto, levantar a voz e se tornar mais perceptível em uma conversa em grupo ou talvez até mesmo em um primeiro encontro é mais fácil falar do que fazer.

Mas não se preocupe, é claro que você não precisa gritar com ninguém aqui – é realmente o suficiente se você falar apenas 25% mais alto do que o normal. Mantenha uma postura ereta e respire fundo para dar mais volume à sua voz.

Use situações cotidianas para usar esta técnica

Para ter mais autoconfiança, experimente este exercício na próxima vez que pedir algo na padaria ou pagar no caixa do supermercado. Faça seu pedido com uma voz mais alta e mais forte do que o normal ou agradeça para que tudo seja claramente audível e soe poderoso!

Exercício 6: converse com estranhos

Na verdade, é um total absurdo não ousar falar com estranhos que você acha agradável. E em algum lugar bem dentro de nós também sabemos disso! Afinal, nada de ruim pode acontecer com você. E, no entanto, a maioria deles tem um grande medo de se aproximar de novas pessoas , muito menos de se dirigir a elas primeiro.

Mas é exatamente isso que torna tudo um grande desafio de zona de conforto , que você não só pode enfrentar em quase qualquer lugar e a qualquer momento (por exemplo, na zona de pedestres, no trem, durante a viagem, etc.), mas também aqui está o ganho potencial de uma nova amizade ou mesmo parceria, um bônus engenhoso, que vocêalém de aumentar a autoconfiança , você pode ganhar.

Exercício 7: Aprenda a dizer não também

Você acha que sua autoestima depende de quão deliciosa é a salada de macarrão que você traz para o churrasco? Ou que você só mantém seu círculo de amigos se estiver em todas as festas? Você merece pessoas que o valorizam por sua personalidade e não por sua salada de macarrão ou seu ótimo ambiente de festa.

Portanto, mostre a si mesmo o respeito por dizer não a outras pessoas se você realmente não quiser fazer algo. Para muitos, isso é um grande problema e se você quiser saber mais sobre isso, temos um ótimo artigo para você também:

➡️ Dizer não: isso tornará mais fácil para você no futuro

BÔNUS: a melhor dica para ficar mais confiante

Então, esses foram os 7 exercícios e dicas que você pode usar para ficar mais confiante. Como você pode ver, não há nada de complicado em nenhum desses exercícios. Pelo contrário: tornar-se mais autoconfiante ou treinar e fortalecer sua autoconfiança é tudo menos ciência do foguete.

Em última análise, tudo de que você realmente precisa é a firme decisão de deixar regularmente sua zona de conforto e fazer as coisas que aumentam sua auto-estima, em vez de sabotá-la.

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BÔNUS: 3 hábitos com os quais você sabota sua autoconfiança

Assassino de confiança nº 1: ser ciumento ou invejoso

Superficialmente, o ciúme é o medo de perder algo e a inveja é o medo de não merecer algo. Esses temores são, na verdade, puro veneno para sua autoconfiança. A próxima vez que você se vir relutante em alguém com sucesso, por exemplo, diga para si mesmo a afirmação “ Eu sou valioso. Eu também terei meu merecido sucesso. 

Assassino de confiança nº 2: compare-se com os outros

Assassino da autoconfiança: comparar-se constantemente com os outrosSeu feed do Facebook e Instagram, em particular, mostra constantemente os últimos sucessos e realizações de seus semelhantes. É fácil esquecer que as pessoas – seja online ou na vida real – naturalmente preferem mostrar o seu melhor lado. Seu antigo colega de classe pode lhe contar sobre seus dois filhos maravilhosos, mas não sobre as brigas cotidianas com sua esposa.

Aprenda a se surpreender comparando-se com os outros

Quando pensamentos como “ Ele / ela conseguiu o que eu sempre quis … ” ou “ Eu simplesmente não tenho a autodisciplina de XYZ! “, Em seguida, segure um sinal de pare na frente de seus olhos para interromper essa comparação mental IMEDIATAMENTE. Em vez disso, pense nas muitas coisas pelas quais você é grato e que já tem em sua vida! As comparações não trazem nada mais do que uma auto-estima reduzida e rouba a sua satisfação.

Assassino de confiança nº 3: Vivendo no passado (não posso deixar de ir)

Você costuma se entregar a momentos otimistas e sucessos passados? Quem sabe se eles vão voltar? Por outro lado, a visão do futuro é obscurecida por incertezas, medos e preocupações. No entanto, se você tiver um pouco de autoconfiança para dar um passo rumo ao desconhecido, ganhará o foco mental para tornar o seu futuro tão róseo quanto o seu passado .

Com uma atitude confiante, você pode não saber o que o futuro lhe trará, mas pode confiar que será algo bom! E essa maneira de levar sua vida não é apenas muito melhor, mas também mais inteligente do que agarrar-se a algo do passado e lamentar interiormente por sua perda.

É a sua vez: treine a sua autoconfiança!

Agora você está bem informado sobre o que é autoconfiança e como pode treiná-la. O que você está esperando? Ouça a si mesmo qual dos exercícios está mais longe de sua zona de conforto. Faça com que seja seu objetivo dominar essa tarefa. Agora escolha pelo menos um exercício que lhe pareça fácil e procure uma oportunidade de aplicá-lo diretamente o mais rápido possível.

Os exercícios restantes são os passos para o seu sucesso ou sua forte autoconfiança! Escreva um plano da ordem em que você os enfrentará. Porque: “ Uma meta sem plano é apenas um desejo! “Esta é a sua oportunidade de se tornar mais confiante sobre o seu desejopara torná-lo realidade! Então vá em frente e coloque-o em prática! Acredite em mim, muito em breve você será muito grato a si mesmo por isso. Desejo a você muito sucesso com ele!

Use seu potencial!

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